Fentanil: 50 vezes mais potente que a heroína, droga capaz de causar overdose pelo toque se espalha nos EUA

de Merelyn Cerqueira 0

O policial da patrulha de Ohio (EUA), Chris Green, comemorou uma grande apreensão de drogas junto a seus colegas no Departamento de Polícia de East Liverpool, quando seu capitão lhe disse que havia algo na parte de trás de sua camisa.

Sem se preocupar com o que poderia ser, em menos de dois minutos ele caiu desacordado no chão e só se recuperou mais tarde em um hospital. Os médicos então disseram que ele havia sofrido uma overdose. Com informações do The Independent.

Ao que tudo indica, a substância presente em sua camisa era fentanil, um opioide sintético até 50 vezes mais potente do que a heroína. Ele é capaz de causar reações nos usuários apenas pelo contato com a pele – tanto que é medicinalmente é utilizado como um adesivo.

droga-mais-potente-que-a-heroina_1

O fentanil tem se tornado cada vez mais popular nos EUA. Seus usuários, a maioria de classe média, estão se envolvendo em casos de overdoses, desmaios e até mesmo morte. E a região de East Liverpool, parece ser a mais preocupante.

“É quase diariamente e, às vezes, várias vezes por dia”, disse Green ao The New York Times. “Recentemente atendemos uma overdose em plena luz do dia, um rapaz que estava deitado no meio da calçada aparentemente morrendo”.

“Nós enfrentamos um grande problema de epidemia de drogas”, disse. “Estamos lidando com isso mais do que com qualquer outra coisa”.

O fentanil entrou em East Liverpool atrelado a suprimentos de heroína, mas rapidamente a substitui em popularidade.

Dado seu alto potencial para overdose e o perigo do simples contato com o pó, o fentanil tem se tornado o pesadelo dos policiais. A situação é tão preocupante, que eles afirmam que é preferível trabalhar em casos relacionados à heroína.

“É quase um alívio encontrar ‘apenas’ heroína, cocaína ou crack”, acrescentou Green , “e isso é algo triste de se dizer”.

Fonte: The Independent / Stat News / The Guardian Foto: Reprodução / Stat News

Jornal Ciência