Esqueça a ‘regra dos cinco segundos’: comida que cai no chão é contaminada em apenas um segundo

de Merelyn Cerqueira 0

Da próxima vez que você derrubar um alimento no chão, é melhor pensar duas vezes antes de colocá-lo na boca. De acordo com um estudo realizado nos EUA, publicado na revista Applied and Environmental Microbiology, cientistas descobriram que leva menos de um segundo para a comida que caiu no chão ser contaminada por bactérias.

 

Os pesquisadores afirmaram que as pessoas enganam a si mesmas quando disfarçam esse tipo de acidente e consumir o alimento, de acordo com informações do jornal inglês Daily Mail.

 

A “regra dos cinco segundos” foi chamada pelo professor de ciência dos alimentos, Donald Schaffner, da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, de “mito urbano”. Ele insistiu que se trata de uma simplificação significativa do que realmente acontece quando há a transferência de bactérias para uma superfície para o alimento. “As bactérias podem contaminar instantaneamente”.

 

O estudo constatou que a umidade do tipo de superfície, bem como o tempo que a comida ficou exposta, contribuem para uma contaminação cruzada. A noção da regra pegou rapidamente porque acredita-se que as bactérias precisem de um certo tempo para se transferirem. “Nós decidimos analisar isso, porque a prática é extremamente difundida. O tema parece ser leve, mas queríamos que os resultados fossem apoiados por uma base científica sólida”, disse Schaffner.

 

Assim, os cientistas testaram quatro tipos de superfícies: de aço inoxidável, azulejos de cerâmica, madeira e carpete. Bem como quatro diferentes tipos de alimentos: melancia, pão, pão com manteiga, e doces gelatinosos. Então, eles revestiram cada superfície com um microrganismo do gênero Salmonella chamado de Enterobacter aerogenes. Em seguida, observaram quatro valores de tempo de contato: menos de um segundo, cinco segundos, 30 segundos e 300 segundos.

 

A melancia recebeu a maior parte da contaminação, ao passo que os doces foram pouco contaminados. Os pães com e sem manteiga receberam níveis de transferências semelhantes (o que significa que não importa se sua torrada cai com o recheio para cima ou para baixo).

 

Quanto às superfícies, o carpete apresentou as taxas de transferências de contaminação mais baixas em comparação com o azulejo e aço inoxidável.“A transferência de bactérias de superfícies para a comida parece ser mais afetada pela umidade”, disse o professor Schaffner. “Bactérias não possuem pernas, e se movem conforme a umidade. Quanto mais molhada a comida, maior o risco de transferência”.

 

Entretanto, em um outro estudo liderado pelo professor de microbiologia aplicada, Anthony Hilton, da Universidade de Aston, na Inglaterra, foi demonstrado que embora algumas bactérias sejam transferidas para os alimentos assim que entram em contato com o chão, leva um certo tempo para que elas sejam transferidas em um número significativo para causar doenças.

Ele também concluiu que a regra dos cinco segundos pode ser verdadeira apenas para os pisos de nossa casa, pois, nos pavimentos nas ruas a história é bem diferente.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Live Science ]

Jornal Ciência