O que acontece quando pessoas rurais comem alimentos industrializados por 2 semanas?

de Merelyn Cerqueira 0

Já é de nosso conhecimento que uma dieta rica em alimentos processados não faz bem à saúde.

Assim, em um novo estudo realizado e publicado pela revista Nature, pesquisadores forneceram uma visão do quão rapidamente esse tipo de comida pode desencadear mudanças biológicas em nosso corpo, conforme relatado pela Science Alert.

Para isso, eles solicitaram que 20 norte-americanos saudáveis, de meia idade e amantes de fast-food, trocassem de dieta com outras 20 pessoas, mas que vivem em áreas rurais da África do Sul. Logo, em apenas duas semanas de experimento, nos sul-africanos foram relatadas mudanças “notáveis” nos biomarcadores que indicam o risco de câncer de colón. Já nos norte-americanos ocorreu o oposto. Devido a dieta rural, esses biomarcadores reduziram significativamente os riscos.

“Em apenas duas semanas, uma mudança na dieta de uma composição ocidentalizada para outra com um alto teor de fibras e baixa gordura reduziu esses biomarcadores do risco de câncer, o que indica que, nunca é tarde para modificar o risco de câncer de cólon”, disse o pesquisador Stephen O’Keefe, da Universidade de Pittsburgh, nos EUA.

A ideia do experimento surgiu após os cientistas notarem que os afro-americanos têm 13 vezes mais riscos de desenvolver câncer de cólon do que os sul-africanos de áreas rurais. Eles já sabiam que esta diferença existia em razão da dieta dos americanos ser pobre em fibras e rica em proteína animal e gordura. O que eles não tinham certeza era o quão rapidamente uma mudança na alimentação poderia afetar o risco de câncer de cólon.

Para as dietas, os norte-americanos comeram comidas de baixa gordura e ricas em fibras, enquanto os sul-africanos, alimentos ricos em gordura, como hambúrgueres e batatas fritas. Contudo, trata-se de um experimento pequeno, por isso os resultados não devem ser lidos ao pé da letra, segundo os cientistas. Porém, eles se correspondem com uma grande quantidade de pesquisas que relacionam a qualidade das dietas aos riscos de cânceres.

Assim, enquanto há mais pesquisas para serem feitas sobre o quão rapidamente as fibras podem alterar nossos corpos, conclui-se que poderíamos ser muito mais saudáveis do que estamos agora, em apenas duas semanas. Desde que tenhamos força de vontade para manter uma dieta melhor.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência