Cientistas sugerem que a “regra dos cinco segundos” é verdadeira

de Merelyn Cerqueira 0

Estudantes de biologia da Universidade de Aston, na Inglaterra realizaram um estudo sugerindo que a “regra dos cinco segundos” – imposta aos alimentos que caíram no chão – é verdadeiramente fundada.

 

De acordo com eles, esse tempo pode ser um “fator considerável” para a transferência de bactérias que estão no chão para a comida. Assim, trabalhando sob a tutela do professor e microbiologista Anthony Hilton, os pesquisadores monitoraram o espaço de tempo em que bactérias, como a E. coli, são capazes de se transferir do chão,de um ambiente fechado, para alimentos pegajosos – como macarrão e torradas cobertas com geleias.

 

Logo, além de fornecer algumas evidências para apoiar a regra dos cinco segundos, os estudantes ainda descobriram que o tipo de piso é crucial para transferência de bactérias. E surpreendentemente, conforme relatado pelo jornal Metro, da Inglaterra, os mais seguros são os tapetes e carpetes.

 

Segundo o professor Hilton, “consumir alimentos que caíram no chão ainda carrega um certo risco de infecção, uma vez que, depende muito de que tipo de bactérias estão presentes no piso no momento. No entanto, as conclusões do estudo podem trazer algum alívio para aqueles que, durante anos, apoiaram veemente a ‘regra dos cinco segundos’, apesar do consenso geral de ser puramente um mito”.

[ Metro ] [ Fotos: Reprodução / Metro ]

Jornal Ciência