Escultura de “Pensador” de 4.000 anos é encontrada em Israel

de Merelyn Cerqueira 0

Um jarro de cerâmica que traz uma escultura de uma figura de aparência pensativa recentemente foi encontrado na cidade de Yehud, em Israel. Datada com cerca de 4.000 anos, de acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), os arqueólogos encontraram a escultura durante escavações para a construção de novas moradias.

Em um comunicado, Gilad Itach, diretor de escavação de IAA, afirmou que o jarro, típico do período, foi preparado primeiro, e somente depois a escultura foi adicionada. Com apenas 18 centímetros de altura, o recipiente em si possui uma forma oval oblonga, enquanto a figura em seu topo foi feita como se estivesse sentada e ambos os braços estivessem servindo de apoio para o queixo.

escultura-encontrada

O nível de precisão e atenção aos detalhes na criação desta escultura de quase 4.000 anos de idade é extremamente impressionante”, disse Itach. Junto com ela, foram encontrados pontas de flechas, cabeças de machados, ossos de ovelhas, punhais e o que pareciam ser ossos de burro.

escultura-encontrada_02

Os objetos, provavelmente funerários, foram enterrados ao lado do corpo de uma pessoa considerada importante, de acordo com o oficial do Ministério da Educação, Efrat Zilber. “Até onde eu sei, uma câmara funerária tão rica, que também inclui um vaso de cerâmica tão singular, nunca foi descoberta antes no país”, disse.

escultura-encontrada_033

O artefato, produzido durante a Idade do Bronze Média no Levante (região que inclui a Israel moderna e o Mediterrâneo Oriental), vem de um tempo em que povos nômades, chamados de Amorites, se estabeleceram por toda a parte norte da região, quando os comerciantes dominavam o Levante e o Egito.

As escavações foram feitas com a ajuda de alunos do ensino médio, como parte de um programa chamado “Terra de Israel e Estudos de Arqueologia”, que consiste em um curso de treinamento para estudantes interessados em Arqueologia.

O artigo em questão foi reportado originalmente pela Live Science.

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução / Live Science ]

Jornal Ciência