É possível submergir a mão em chumbo derretido e não se queimar?

de Julia Moretto 0

O chumbo é um elemento químico cuja temperatura de fusão é de 327,4º Celsius. Se algo tão quente assim cair em sua pele, deve causar uma queimadura grave. Porém, seria possível colocar a mão em chumbo derretido e – depois tirá-la rapidamente – sem nenhum problema?

Se eu te disser que sim, você provavelmente vai acha que é mentira. Mas, o Efeito Leidenfrost está aí para provar que isso é possível. Resumidamente, o Efeito Leidenfrost ocorre no momento em que a água entra em contato com uma superfície extremamente quente, com temperaturas acima à de ebulição.

Nesse momento, a camada de água entra em contato com a superfície quente e ferve instantaneamente, formando uma película de vapor. O interessante é que o vapor atua como isolante térmico e a película protege o resto da água. Um exemplo do efeito Leidenfrost, pode ser realizado em uma simples frigideira quente. Ao pingar uma gota de água sobre o material quente, ela fica correndo de um lado para o outro, ao invés de vaporizar instantaneamente.

Portanto, se você molhar bastante a sua mão antes de a mergulhar no chumbo derretido, certamente vai ganhar uma “luva” de vapor, que é capaz de te proteger das queimaduras. O único problema é o tempo de proteção, aparentemente ele é bem pequeno, uma vez que a água evapora rapidamente. 

Mas, ainda sim, a melhor opção é manter o chumbo derretido longe. Dessa forma você evita queimaduras extremamente dolorosas. Para ter uma ideia, se cair em você um vasilhame com essa substância, ela vai abrir um buraco no seu corpo. Fica a dica! 

[ Youtube ] [ Foto: Reprodução / Youtube ]

Jornal Ciência