Crianças ficam mais felizes com animais de estimação do que com irmãos

de Merelyn Cerqueira 0

As crianças conseguem ter mais satisfação com seus animais do que com seus irmãos, de acordo com um novo estudo.

 

Os cientistas não estão sugerindo que os animais de estimação devam substituir o papel valioso que os irmãos desempenham na vida das pessoas – além disso, pedir para crianças avaliarem suas relações não é uma maneira objetiva de analisar isso. Em vez disso, os pesquisadores estavam procurando descobrir mais sobre como ter animais de estimação na família podem influenciar o bem-estar das crianças e seu desenvolvimento.

 

Apesar do fato de que pets são quase tão comuns quanto irmãos em famílias ocidentais, este é um dos primeiros estudos a analisar a importância das relações entre os pequenos e seus animais. Queríamos saber quão fortes são essas relações com animais em relação a outros laços familiares próximos. Em última análise, isso pode nos permitir entender como os animais contribuem para o desenvolvimento da criança”, disse o pesquisador Matt Cassells da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

 

Para descobrir isso, a equipe pesquisou 77 crianças de 12 anos de diferentes famílias no Reino Unido. Os participantes incluíram uma mistura de meninas e meninos, mas todas as crianças tinham pelo menos um animal em casa e um ou mais irmãos. Para obter uma compreensão de quão bem as crianças se relacionam com seus pets, os pesquisadores adaptaram algo chamado de “Network of Relationships Inventory” – uma ferramenta estabelecida que mede a qualidade das relações entre pessoas.

 

Eles descobriram que as crianças relataram ter laços mais fortes com seus animais do que com seus irmãos, bem como menores níveis de conflito – resultados particularmente observados em crianças com cães. Mas nesta fase inicial da pesquisa, a equipe não estava procurando uma resposta definitiva sobre a importância dos relacionamentos, ela queria saber quão especiais os animais são para os pequenos. Os resultados sugerem que os pets desempenham um grande papel em suas vidas: “O fato de que os animais de estimação não conseguem entender ou falar pode até ser um benefício, pois significa que eles não julgam”, disse Cassells.

 

A equipe também mostrou que as meninas relataram ter relações mais estreitas com seus animais de estimação do que os meninos – embora ambos os sexos estivessem igualmente satisfeitos com seus animais. Embora pesquisas anteriores digam que muitas vezes que os meninos possuem relacionamentos mais fortes com seus animais do que as meninas, na verdade encontramos o oposto”, explicou Cassells.

 

Enquanto os meninos e as meninas estavam igualmente satisfeitos com seus animais de estimação, as meninas relataram mais abertura, companheirismo e conflito com seus animais do que os meninos, talvez indicando que elas possam interagir mais profundamente com seus animais”. 

 

Outras pesquisas precisam ser realizadas para provar como animais são benéficos para as famílias, mas este não é o único estudo que analisa a questão. No final do ano passado, um grupo de psiquiatras publicou um artigo que mostrava como pets podem ser benefícios para as pessoas com doença mental.

 

Para as crianças, especificamente, estudos anteriores mostraram que eles incentivam o desenvolvimento de crianças com autismo e reduzem os níveis de ansiedade e estresse em todas elas. 

 

A evidência continua a crescer, mostrando que os animais têm benefícios positivos para a saúde humana e a coesão da comunidade”, disse Nancy Gee, pesquisadora da equipe. “O apoio social que os adolescentes recebem de animais de estimação pode ajudar no bem-estar psicológico mais tarde na vida, mas ainda há mais a aprender sobre o impacto a longo prazo dos animais no desenvolvimento das crianças”. Os resultados foram publicados no Journal of Applied Developmental Psychology.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência