Conheça as terríveis consequências do desafio que está se tornando tendência entre os jovens

de Gustavo Teixera 0

“Eraser Challenge”, que significa “Desafio da Borracha” em português, desafia os jovens a esfregarem excessivamente uma borracha em sua pele com o objetivo de ver quem consegue obter a maior ferida e aguentar a dor por mais tempo.

Alguns adolescentes são mais extremos e ainda jogam sal e colocam gelo na ferida para ela ficar com o aspecto de queimadura. 

Esse jogo bizarro traz consequências como feridas abertas e queimaduras nos corpos de muitos jovens e adolescentes, sendo que alguns já foram internados por conta das feridas. 

O “Eraser Challenge” está se tornando comum nas redes sociais, e os jovens publicam as fotos de seus ferimentos para mostrar a sua suposta coragem.

eraser-challenge_02

Dr.ª Angela Mattke, na Comunidade Medicina Pediátrica e Adolescente na Mayo Clinic, em Rochester, nos Estados Unidos disse que essas feridas podem geram infecções graves: “Sempre que a barreira da pele é rompida, existe um risco aumentado de infecções”, disse Mattke. 

“Houve relatos de casos de infecções cutâneas no local da queimadura se tornando infecções mais graves, sistêmicas e fatais”, completou. Um estudante da escola Chico Junior High, na Califórnia, foi internado no hospital em 2015 por conta do “Eraser Challenge”.

eraser-challenge_03

Isso aconteceu porque ele teve síndrome do choque tóxico, uma emergência médica rara causada por uma toxina bacteriana produzida pelas bactérias Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. 

Segundo Joelle Simpson do Sistema Norte-americano de Saúde da Criança os jovens fazem isso para se afirmarem para os colegas:

eraser-challenge_04

“A pressão dos amigos não está apenas dentro do pátio da escola, mas está se expandindo para o mundo virtual dos meios de comunicação social” disse ela. 

“As crianças estão sempre apostando quando se trata de desafios como este, por isso é importante que os pais estejam cientes em que seus filhos estão envolvidos.”, completou.

eraser-challenge_05

O “Eraser Challenge” pode trazer muitos riscos e as escolas já estão alertas para o surgimento desse desafio aqui no Brasil.

eraser-challenge_06

Fonte: Guff Fotos: Reprodução / Guff

Jornal Ciência