Desafio: tente resolver 5 dos quebra-cabeças mais difíceis do mundo

de Merelyn Cerqueira 0

Se você é do tipo que gosta de pôr o cérebro para funcionar em desafios e quebra-cabeças alucinantes, então a lista abaixo vai animar você.

Proposta originalmente pela Conceptis Puzzles, ela traz cinco dos mais complicados desafios do mundo – e você pode até mesmo se atrever a resolvê-los.

1 – Sudoku mais difícil do mundo

desafio-quebra-cabeça-2

Este jogo abaixo foi especialmente desenvolvido pelo matemático finlandês, ArtoInkala. Em uma escala de 1 a 5, o jogo inexplicavelmente conseguiu atingir a marca de 11. Seu criador afirmou ter levado três meses para desenvolvê-lo e quem decidir se aventurar deve considerar todas as opções possíveis e inimagináveis.

2 – Problema de Bongard

Criado pelo cientista russo Mikhail M. Bongard, na década de 60, o desafio consiste em dois grupos de diagramas relativamente simples (A e B). Um desses grupos apresenta um atributo (ou fator comum) que não existe em sua contraparte.

Logo, para solucionar este problema, é necessário formular ou descobrir qual exatamente é esse fator comum.

Para entender como solucionar o problema, considere esta primeira imagem. A resposta é que todas as figuras propostas na página esquerda são triângulos:

desafio-quebra-cabeça-3

Com isso em mente, tente encontrar a resposta para este problema:

desafio-quebra-cabeça-4

3 – Kakuro

desafio-quebra-cabeça-5

O Kakuro é um jogo que basicamente traz uma mistura de Sudoku, matemática básica e palavras-cruzadas.

O objetivo dele é que todas as lacunas vazias sejam preenchidas com números que variam de 1 a 9, de forma que a soma de cada bloco horizontal seja igual à dica informada à esquerda e a soma de cada bloco vertical seja igual ao número no topo da coluna.

Achou complicado? Saiba ainda que nenhum número pode ser usado no mesmo bloco mais de uma vez.

4 – Lacunas misteriosas

desafio-quebra-cabeça-6

Muito familiar ao jogo “Batalha Naval”, este desafio consiste em decidir, através da lógica, quais quadradinhos dever ser preenchidos e quais devem permanecer vazios para que uma imagem misteriosa seja revelada pelo quadro.

Mas, para isso, o desafiado deve saber que os números presentes nas lacunas indicam quantos dos quadradinhos adjacentes devem ser preenchidos (incluindo o que contém o número). Já quando 0 aparecer, significa que nenhum quadrado deve ser pintado.

5 – O problema de lógica “mais difícil do mundo”

desafio-quebra-cabeça-7

“Três deuses (A, B e C) são chamados sem ordem específica, sendo eles Verdadeiro, Falso e Aleatório. O Verdadeiro sempre diz a verdade, o Falso sempre fala falsamente, enquanto que o Aleatório fala das duas formas (verdadeira e falsa) ao acaso. O desafio consiste em determinar as identidades de A, B e C através de perguntas cujas respostas sejam sim ou não,feitas a um deus de cada vez. Contudo, embora os deuses entendam o nosso idioma, as respostas serão dadas na forma de ‘da’ e ‘ja’ e, apesar de essas palavras significarem sim e não, não sabemos qual delas significa o que.”

O problema em questão foi desenvolvido pelo filósofo e especialista em lógica, George Boolos, em 1996, que o nomeou como “o enigma mais difícil do mundo”.

Fonte: Conceptis Puzzles Fotos: Reprodução / Conceptis Puzzles

Jornal Ciência