EUA adverte contra novo desafio, potencialmente mortal, de fritar frango em xarope de paracetamol

Um novo e perigosíssimo desafio do TikTok tornou-se viral e pode colocar em risco a vida de quem tentar realizá-lo, alerta o FDA dos EUA

de Redação Jornal Ciência 0

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, está alertando contra um desafio de mídia social que envolve pessoas que cozinham frango usando um xarope para tratar gripe, chamado por lá de NyQuil, da marca VICKS.

É uma receita pronta para o desastre — e, na melhor das hipóteses, o levará para o pronto-socorro. Isso, se você conseguir não morrer de overdose. Chamado de “NyQuil Chicken Challenge”, os usuários das mídias sociais estão cobrindo sua carne com a medicação de venda livre.

Sem surpresa, o FDA alertou que pode ter resultados muito perigosos — não apenas se for ingerido, mas também no processo de cozimento e os vapores liberados.

“A fervura de um medicamento pode torná-lo muito mais concentrado e alterar suas propriedades de diversas maneiras”, explicou o FDA em um aviso, acrescentando que mesmo inalar os vapores do medicamento durante o cozimento pode fazer com que altos níveis de drogas entrem em seu corpo.

“Também pode machucar seus pulmões. Simplificando: alguém pode tomar uma quantidade perigosamente alta de remédios para tosse e resfriado sem nem perceber”, continua o aviso técnico e oficial da agência reguladora.

Não está claro por que o FDA só agora emitiu o aviso sobre o desafio, já que os vídeos circulam online há meses. Nos clipes, as pessoas cozinham um peito de frango e despejam grandes quantidades do xarope.

O NyQuil é composto de acetaminofeno (paracetamol) 650 mg — que muitos não sabem ser um medicamento bastante tóxico para o fígado — além de dextrometorfano e doxilamina.

O desafio consiste em pegar o xarope e cobrir completamente o peito de frango, dentro da panela, sendo cozido logo depois, para então ser consumido. Quem conseguir é considerado “vencedor”.

O FDA observou que esta tendência dependia da pressão dos colegas com vídeos on-line de pessoas fazendo uso indevido de medicamentos e incentivando os espectadores a fazê-lo também.

A overdose de NyQuil pode causar sintomas como convulsões, tonturas graves, problemas gravíssimos no fígado, levando ao possível rompimento do órgão ou necessidade de transplante, problemas respiratórios e diversos outros, sendo potencialmente fatal.

O desafio é semelhante a outros desafios que circularam online, incluindo um desafio anterior do TikTok chamado “Frango Sonolento” — que também envolvia o uso de medicamentos.

Outra tendência chamada “Desafio Benadryl” pedia que as pessoas tomassem grandes doses do medicamento para alergia contendo difenidramina, para tentar induzir alucinações, disse o FDA.

O Dr. Aaron Hartman, médico e professor clínico assistente de medicina na Virginia Commonwealth University, explicou por que a tendência é perigosa — e potencialmente fatal.

“Se você comesse um desses peitos completamente cozidos, seria como se estivesse realmente consumindo de um quarto e meio de garrafa de NyQuil”, disse em entrevista ao portal MIC.

“Quando você cozinha remédios para tosse como o NyQuil, você ferve a água e o álcool, deixando o frango saturado com uma quantidade superconcentrada de drogas na carne”, ressaltando que este é um dos principais motivos de overdose.

Fonte(s): New York Post Imagens: Reprodução / TikTok / dr_t.z._pod

Jornal Ciência