Conheça animais que podem te matar, mas também podem salvar sua vida

de Gustavo Teixera 0

O animal mais venenoso do mundo é caramujo do gênero Conus, com 12 centímetros, uma única gota de seu veneno pode matar 20 pessoas em minutos.

 

Mas, ao mesmo tempo que seu veneno é extremamente nocivo, ele também é usado para tratar dores crônicas, e sua eficácia é maior do que a morfina. Isso acontece, pois, o veneno é composto por várias substâncias, que quando isoladas podem ajudar na medicina e na ciência. Confira mais alguns exemplos de animais que podem matar você, mas também podem salvar!

 

Serpentes

animais-que-podem-te-matar-e-que-podem-salvar-voce_5

Algumas culturas orientais já utilizam veneno de cobra na medicina há algum tempo. O médico britânico Hugh Alistair Reid, em pesquisa realizada na Malásia na década de 1960, descobriu que o mesmo princípio ativo do veneno da cobra víbora-de-poço-malaia pode ajudar no tratamento da trombose e doenças ligadas ao sistema cardiovascular.

 

Em outro caso semelhante, o remédio Captopril, usado para controlar a hipertensão, tem veneno de cobra em sua composição.

 

Escorpiões

animais-que-podem-te-matar-e-que-podem-salvar-voce_4

Alguns dados apontam que as toxinas presentes no veneno de escorpiões podem reduzir o crescimento de tumores bem como diminuir o tamanho deles. Mas esses dados ainda estão sendo testados para comprovar a eficácia.

 

Aranhas

animais-que-podem-te-matar-e-que-podem-salvar-voce_2

O veneno de alguns tipos de aranhas é usado em casos de distrofia muscular e até mesmo em tumores. No sul do Chile, o veneno da viúva-negra é usado em casos de disfunção erétil. Cientistas até patentearam um medicamento semelhante ao Viagra utilizando o princípio ativo do veneno da viúva-negra.

 

Abelhas

animais-que-podem-te-matar-e-que-podem-salvar-voce_3

Mesmo sendo um animal comum, o veneno expelido nas suas picadas é usado no combate de tumores. O veneno das abelhas também é utilizado no tratamento de artrite, doença de Lyme e asma.

[ Diário de Biologia / MNN ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia / Pixabay / Wikipédia ]

Jornal Ciência