Conheça a raça de gato mais “canina” do mundo felino

de Merelyn Cerqueira 0

Nativos do estado americano de Maine, na região da Nova Inglaterra, os gatos Maine Coons são uma das raças naturais mais antigas da América. São conhecidos por serem grandes, dóceis, sossegados, leais e brincalhões, além de ganharem cada vez mais admiradores pelo mundo. Isso porque eles são um sucesso na internet. Se você já viu um vídeo de um gato cantando por aí, deve saber do que eu estou falando.

A origem oficial dos Maine Coons ainda é um mistério. Diversas teorias acercam o surgimento do gato, a primeira delas fala sobre o cruzamento entre um gato selvagem e um guaxinim, o que é apenas um mito. Outra sugere que o gato pertenceu à rainha Maria Antonieta e que ela o havia enviado para a América porque tinha planejado fugir da França durante a Revolução Francesa.

No entanto, a teoria mais plausível é a que sugere que os gatos foram resultados do acasalamento entre gatos domésticos de pelagem curta com os de pelagem mais longa, trazidos pelos Vikings ou marinheiros da Nova Inglaterra. O fato é que não importa a origem desses bichanos, eles vêm sendo adorados durante séculos e são até conhecidos como “cães do mundo felino”, porque são leais, brincalhões, e, ao contrário dos outros gatos, eles preferem ficar no chão e geralmente apreciam um bom banho.

Conheça alguns fatos impressionante sobre os Maine Coons:

1 – É a maior raça de gatos domésticos que existe

Eles possuem ossos e musculatura muito grandes, sendo que os machos podem chegar a pesar mais de 8 quilos e a atingir um metro de comprimento. Os Maine Coons também possuem uma variedade de 75 combinações de cores na pelagem e são conhecidos nos Estados Unidos como “American Longhair” (algo como “americanos de pelos longos”, em tradução livre).

2 – É a única raça de gato originária dos Estados Unidos

Como a mais plausível das teorias sugere que os Maine Coons vieram do acasalamento entre os gatos domésticos e os de pelos longos trazidos pelos colonos europeus dentro dos navios, (que tinham o objetivo de controlar o aparecimento de ratos) isso faz com que eles sejam uma raça de origem norte americana.

3 – Podem sobreviver aos mais rigorosos invernos

Acostumados com o inverno rigoroso da Costa Leste, na Nova Inglaterra, os Maine Coons se adaptaram a esse estilo de vida frio. Eles possuem na pele e nas patas várias camadas de pelos longos que os ajudam a caminhar sobre a neve, orelhas peludas e caudas espessas que podem ajudar na hora de aquecer o corpo. Além disso, possuem excelentes habilidades de caça.

4 – O mais “cachorro” dos gatos

Devido a sua habilidade de interagir muito bem com os humanos, semelhante à dos cachorros, eles são conhecidos como os “cães do mundo felino”. Os Maine Coons são leais, brincalhões e normalmente se dão muito bem com crianças e outros animais domésticos.

 5 – Eles gostam de água!

Sim, um gato que aprecia banho. Bom, a maioria deles pelo menos. Além disso, a pele resistente pode fazer dos Maine Coons excelentes nadadores.

gatos-Maine-Coons_01

6 – “Os gatos de Coon”

Partindo da crença de que os gatos vieram com os navegadores, uma outra teoria sugere que eles pertenciam ao capitão inglês Charles Coon. Ele mantinha os gatos de pelagem comprida dentro de sua embarcação e sempre que ancorava nos portos da Nova Inglaterra, seus felinos saíam para acasalar com os gatos selvagens da região, assim, quando os gatinhos nasciam, as pessoas se referiam a eles como “gatos de Coon”.

7 –  São belos e talentosos por natureza

Você sabia que o primeiro vencedor de um “American Cat Show” – uma espécie de concurso de beleza para gatos – foi um Maine Coon? O evento pioneiro foi realizado em Nova York em 1895 e o vencedor foi um gato malhado chamado Cosey, que pertencia à Sr.ª E. N. Barker. Além disso alguns deles possuem talento natural para a música e conseguem acompanhar ritmos musicais e até participar com “canto”. 

8 – O preço não é tão agradável quanto a raça

Se você está pensando em adicionar um Maine Coon à família é melhor pensar duas vezes. Os gatinhos custam em média a bagatela de 1.000 dólares. Outra opção a considerar é adotá-los. As taxas de adoção nos Estados Unidos variam entre 115 e 300 dólares, ou até menos, dependendo da idade do animal.

A propósito, não se assuste se você perceber que seu gato não está tão grande quanto o “prometido”, isso é porque eles possuem um crescimento lento e podem não alcançar o tamanho máximo até que tenham 3 ou até 5 anos de idade.

No Brasil existem alguns criadores e gatis que comercializam os animais dessa raça. Apesar de serem do frio, os Maine Coons mostraram boa adaptação ao clima do Brasil.

[ Healthypets ] [ Foto: Reprodução / Mega ]

Jornal Ciência