Cirurgia de catarata é perigosa? Entenda os riscos

de Merelyn Cerqueira 0

Todo e qualquer tipo de cirurgia assusta. Mas, a princípio, o que você precisa saber é que a remoção de Catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes que existem. Basicamente, a Catarata é a opacificação do cristalino, parte transparente do olho que ajuda a focalizar as imagens – como a lente de uma câmera. Logo, a condição pode acabar por borrar as imagens e descolori-las, de acordo com informações da LiveSience.

A maioria dos casos está relacionada ao envelhecimento. Só nos EUA, estima-se que mais da metade nos norte-americanos entre os 80 anos de idade tenham ou já tiveram catarata. Outras causas relacionadas à condição envolvem Diabetes, lesão ocular, radioterapia ou cirurgia para resolver outros problemas oculares. O problema ainda tende a pior gradualmente se não tratado. Com a lente dos olhos se tornando lentamente para uma cor amarelada, a mesma tonalidade é acrescentada à visão. Logo, quando em estado avançado, a pessoa se torna incapaz de enxergar tons de azul e roxo.

Sintomas

Os sintomas mais comuns incluem imagens borradas, cores desbotadas, brilho, visão noturna comprometida, visão duplicada e mudanças frequentes de prescrição de óculos ou lentes de contato. Se você estiver experimentando alguns destes sintomas, é essencial procurar ajuda médica, porque também podem estar relacionados a outros problemas oculares.

Quando identificada precocemente, a catarata pode ser melhorada com óculos especiais ou lentes de aumento. Se estes não ajudarem na correção, o próximo passo é a operação em que o cirurgião removerá o cristalino opaco substituindo-o por uma lente de plástico.

A cirurgia

Assim como qualquer outra cirurgia, há riscos. Eles incluem principalmente infecção, que quando grave, pode causar perda parcial da visão, e hemorragia. O procedimento também aumenta os riscos de descolamento de retina, uma condição séria que exige tratamento de emergência para evitar danos permanentes ou cegueira.

A operação geralmente dura menos de uma hora e praticamente é indolor. Após a realização, o olho é coberto, os pacientes costumam ser liberados no mesmo dia. A recuperação completa geralmente dura cerca de oito semanas.

Retardando o problema

Uma das formas de evitar a progressão ou retardar o problema é utilizando óculos escuros ou chapéu com aba, para bloquear a passagem da luz solar ultravioleta até os olhos. Ainda, pesquisadores acreditam que uma boa alimentação possa ajudar a reduzir os riscos associados à idade e recomendam o consumo de vegetais de folhas verdes, frutas e outros alimentos antioxidantes.

Para as pessoas acima dos 60 anos, a realização de exames a cada dois anos é essencial. Além da catarata, o especialista pode identificar outros sinais de degeneração macular relacionados à idade, como o Glaucoma. Como ocorre em praticamente todas as doenças, o diagnóstico precoce aumenta as chances de recuperação e a eficácia dos tratamentos.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Flickr

Jornal Ciência