Britânica quase morre após implante de silicone vazar para o sangue

de Merelyn Cerqueira 0

Annette Stevens, 48 anos, de West Sussex, Inglaterra, usava implantes de silicone nos seios há mais de 13 anos, após sua primeira gravidez deixá-los com uma aparência flácida.

 

No entanto, os implantes se romperam e começaram a vazar para a corrente sanguínea, causando uma série de problemas de saúde, segundo informações do Daily Mail.

implante-de-silicone-rompe_02

Atualmente mãe de dois filhos, Annette, à época, pagou cerca de 5.500 euros para colocar um tipo de implante que, desde então, foi proibido no Reino Unido, e quase morreu quando eles começaram a apodrecer e lentamente envenenar seu sangue. Treze anos depois de colocá-los, começou a sentir dores nos seios, palpitações cardíacas, falta de ar, perda de cabelo e mal-estar, todos sintomas associados a seus implantes. Quando procurou ajuda médica, no inicio do ano, descobriu estar sofrendo de um vazamento severo de gel – o que significava o silicone havia entrado na corrente sanguínea.

implante-de-silicone-rompe_03

O tecido que protegia os implantes, conhecidos como cápsulas, estavam apodrecendo dentro do corpo. O modelo, Silimed, fora proibido do Reino Unido em 2015, quando uma contaminação foi detectada durante uma auditoria na fábrica da empresa. Senti como se estivesse morrendo”, disse ela. “Eu não podia ver meu corpo se deteriorar mais. Sabia que meus implantes estavam tão ruins que se os tivesse deixado por mais tempo, poderiam ter me matado”.

implante-de-silicone-rompe_01

Ela lembra que seus seios diminuíram muito, “O tamanho não era um problema para mim, mas eles estavam extremamente deflacionados e precisavam de uma elevação”. Sobre os sintomas, ela afirmou que soube quase de imediato que algo não estava certo. “Junto com as dores, mal-estar e visão turva, também comecei a ganhar peso”. Eu sofria com ansiedade e depressão, e meus cabelos caíam, mas eu pensava que era apenas alguma coisa da tireoide alterando meus níveis hormonais”, continuou. “Não percebi, mas meu corpo estava lentamente sendo envenenado. O silicone estava vazando”.

 

Em outubro de 2016, Annette viajou para a Holanda para remover os implantes com um renomado cirurgião, gastando cerca de 6.000 euros entre procedimento e viagem. Nesse ponto, eu não sabia se os implantes estavam rompidos ou não”, disse. “A única maneira de descobrir era tirando”. Felizmente não estavam [completamente rompidos], mas se tivessem ficado por mais tempo, poderiam ter me matado”. A britânica agora espera que, compartilhando sua história, possa ajudar a alertar outras mulheres sobre os potenciais perigos dos implantes mamários.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência