Amazing Gel: injeção para aumentar busto vaza e forma “seios” na cintura

de Merelyn Cerqueira 0

Uma mulher chinesa, preocupada após notar o crescimento de dois grandes caroços na região de sua cintura, ficou chocada ao descobrir que isso teria ocorrido em razão de um preenchimento cosmético, feito com um hidrogel tóxico, nos seios.

A paciente, de meia-idade, e que teve a identidade preservada, foi hospitalizada depois de notar que seus seios estavam encolhendo à medida que os nódulos aumentavam. Os médicos descobriram que o gel injetado estava descendo para a região da barriga, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

chinesa-gel-desceu-cintura_02

Desenvolvido na década de 1980, o produto, conhecido como “Amazing Gel”, é uma espécie de enchimento cosmético semipermanente que serve para alterar o formato ou ampliar os seios. Embora tenha sido associado a complicações graves e duradouras em estudos realizados na última década, ele já foi muito popular na China.

chinesa-gel-desceu-cintura_03

Em 2005, médicos disseram em entrevista ao South China Morning Post que o Amazing Gel poderia fazer com que as mulheres perdessem os seios ou até mesmo desenvolvessem cânceres. “Vemos urgência em dar um aviso de saúde para quem planeja obter as injeções: elas podem vir acompanhas de efeitos colaterais graves”, disse Ho Chiu-ming à época.

chinesa-gel-desceu-cintura_01
O produto se tornou popular porque era mais barato do que as aplicações de silicone. No entanto, nos anos seguintes, um grande número de mulheres começou a notar infecções e outras complicações de saúde em razão do gel, que por vezes se movia em direção à barriga, axilas ou costas. À época, especialistas também alertaram que o produto poderia causar câncer.

De acordo com informações da Medical Science Monitor, em referência a um estudo publicado em 2012, “a maioria das mulheres que realizou o procedimento apresentou sintomas locais e efeitos adversos em diferentes graus. A remoção completa deste material é muito difícil e pode causar efeitos colaterais graves”.

No caso da chinesa, os médicos precisaram realizar uma incisão na barriga e drenar a substância para fora do corpo da mulher. Entende-se que a recuperação da chinesa foi completa, e que ela passa bem no momento.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência