Arqueólogos anunciam descoberta de pirâmide de 3.700 anos no Egito

de Merelyn Cerqueira 0

Arqueólogos encontraram restos de uma misteriosa estrutura, possivelmente construída há cerca de 3.700 anos, próximo da conhecida pirâmide curvada do rei Seneferu, na necrópole real de Dahchur, a 30 quilômetros ao sul do Cairo, Egito.

 

Embora as escavações ainda estejam nos estágios iniciais, os pesquisadores acreditam que a estrutura pode ter sido a primeira tentativa dos egípcios de construir uma pirâmide de aspecto curvilíneo. Por meio de uma declaração para imprensa, Adel Okahsa, diretor geral da necrópole, disse que “um alabastro gravado com 10 linhas hieroglíficas verticais” estava entre os recentes achados. Ele acrescentou que o lintel de granito e blocos de pedras poderia representar o design do interior de uma pirâmide.

piramide-antiga_01

As escavações iniciais ainda não revelaram o tamanho da pirâmide, mas, devido à inclinação mais dobrada de seus lados, acredita-se que ela tenha sido a primeira tentativa dos antigos egípcios em construir uma pirâmide curvada. Em fotos fornecidas pelo Ministério das Antiguidades do Egito, podem ser vistos enormes blocos de pedras e o começo da construção de um corredor. 

piramide-antiga_03

Todas as partes descobertas da pirâmide estão em boas condições”, disse o Ministério. “Novas escavações devem ocorrer em breve para revelar mais partes”. O Egito, considerado a casa de uma das primeiras civilizações do mundo, possui até o momento 123 pirâmides antigas. Entre elas estão as mundialmente famosas Pirâmides da Necrópole de Gizé, construídas há cerca de 4.500 anos.

 

A pirâmide de Quéops, tida como a maior das três construções da necrópole, possui 146 metros de altura. Esta, as pirâmides de Quéfren, também em Gizé, e a curvada em Dahchur, fazem parte de uma operação de pesquisa chamada Scan Pyramids, que, por meio de exames de varreduras, está em busca de salas e cavidades ocultas dentro das construções.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência