Alerta: Apontar laser diretamente no olho pode causar cegueira, de acordo com médicos

de Otto Valverde 0

É comum vermos a utilização diária do laser: durante aulas, para apontar o quadro, ou em estádios, para atrapalhar jogadores adversários. Porém, o que poucas pessoas sabem, é que eles são grandes inimigos da saúde ocular, podendo causar lesões e até mesmo cegueira completa.

A potência do laser possui apenas um milésimo da potência de uma lâmpada incandescente, que produz cerca de 5 watts visíveis (levando em consideração uma de 100 watts). A grande diferença é que, nas lâmpadas, a luz é difusa, ou seja, não é focada. No laser, ela se concentra em um ponto específico determinado pelo feixe. Essa intensidade concentrada que representa o grande perigo.

canetas-de-laser

Quando o laser é apontado no olho humano, atinge a córnea, atravessa a pupila, o cristalino e termina seu percurso na retina. Neste ponto, células sensíveis à luminosidade (os cones, que determinam as cores) e bastonetes (determinam o preto, o branco e a visão noturna) transformam a luz em impulsos eletroquímicos. Através do nervo óptico, eles chegam ao cérebro, e, no caso do laser, são muito mais intensos. O risco aparece quando ele atinge a fóvea, o ponto central da retina, virando calor e causando queimaduras que viram inflamações graves e, algumas vezes, irreversíveis, dependendo do tempo de exposição.

Além do tempo, a distância também influencia no dano. Diminuir a distância aumenta a intensidade do feixe, causando danos ainda piores. A cor também é um fator determinante. “Os lasers mais comuns são os vermelhos e os verdes, e estes últimos são mais perigosos, por possuírem maior potência, podendo queimar a retina caso se olhe diretamente para ele”, relatou o biólogo Alberto Montalvão, no portal Diário de Biologia.

lesao-causada-por-laser-na-retina

Em 2012, surgiu um laser nos Estados Unidos que tem preocupado as autoridades. Trata-se de um ainda mais forte, na cor azul, que causa danos piores à retina. Segundo oftalmologistas brasileiros, o maior problema é o fácil acesso da população aos tipos de laser de potência maior que a suportada pela visão humana, burlando a aprovação do Inmetro. Eles recomendam que os pais e responsáveis proíbam o uso indevido e que as autoridades façam campanhas para conscientizar sobre os riscos que eles podem causar.

[ Diário de Biologia ] [ Foto: Reprodução / Retina / Altamente ] 

Jornal Ciência