Lembra-se do bebê que fumava 40 cigarros por dia aos 2 anos de idade? Veja como ele está hoje!

Ele chocou o mundo ao consumir duas carteiras de cigarro por dia com apenas 2 anos de idade.

de Redação Jornal Ciência 0

Ardi Rizal, de Sumatra, na Indonésia, tinha apenas 2 anos de idade quando se tornou famoso na internet por uma razão incrivelmente perturbadora. Em 2007, ele apareceu em fotos e vídeos fumando cigarros, e as pessoas simplesmente não podiam acreditar no que viam.

Logo, após ter chamado a atenção do mundo de forma negativa, sendo capa de revistas, jornais, e participando de reportagens em programas de TV de todo o mundo, as pessoas resolveram pressionar o governo do país a respeito da situação. Assim, eles acabaram endurecendo as leis para reprimir a venda de cigarros para menores, e desde então, Ardi foi incentivado a lutar contra o vício.

bebe-fumante-da-Indonesia_02

No entanto, o menino substituiu o hábito de fumar, à época, por algo igualmente preocupante. Ao invés de cigarros, ele acabou se viciando em comida e, de acordo com um documentário sobre sua vida, tal vício se tornou tão difícil de tratar quanto o tabagismo.

bebe-fumante-da-Indonesia_023

Com apenas dois anos de idade, ele era capaz de fumar cerca de 40 cigarros por dia. De acordo com a mãe, ele teria adquirido o hábito sozinho, mas o pai admitiu ter oferecido o “primeiro trago”, e uma vez que sentia desejo de fumar, não tinha como pará-lo. A mãe admitiu em entrevistas que o caso era preocupante, e que quando tentava impedi-lo, ele batia a cabeça na parede exigindo mais cigarros.  

Cigarros são poderosamente viciantes para os adultos. Logo, é razoável pensar que uma criança pudesse reagir agressivamente quando lhe negassem a nicotina. Após anos de luta, os pais resolveram o problema. Ele precisou de sessões de terapia na capital Jacarta. Com o tempo, os dois maços por dia foram reduzidos a 5 cigarros, uma grande melhora. Ao total, ao longo de 4 anos de dependência, foram mais de 47.000 cigarros consumidos.

bebe-fumante-da-Indonesia_03

Os pais também foram recomendados pelo terapeuta responsável, Dr. Kak Seto, a vigiar o garoto em intervalos regulares para evitar que ele fumasse escondido. O tratamento foi bem-sucedido, e Ardi desistiu completamente de fumar.

Essas regras, no entanto, são mais difíceis de aplicar à alimentação. Em algumas fotos de poucos anos atrás, o menino se mostrava extremamente feliz, mas o estilo de vida não era o mais recomendável para sua saúde, por adquirir peso rapidamente.

Ele chegava a comer 3 latas de leite condensado por dia, e aos 5 anos, já pesava 24 kg. Aos 6 anos, 30 kg. Novamente, ele precisou de tratamento psicológico para controlar a compulsão. O peso atingiu níveis preocupantes e seu estado de saúde piorava.

Psicólogos ajudaram Ardi por anos, para que a compulsão fosse retirada vagarosamente. Em entrevista à imprensa da Indonésia, ele comentou recentemente que obteve resultados excelentes com a terapia, além de não ter ficado com sequelas pulmonares pelo consumido de cigarros.

Em 2019, uma reportagem da Rede Record foi até Sumatra para visitar Ardi, e encontrou “outra pessoa”. Ele estava mais magro, sem vícios por comida ou cigarro, e se apresentava de maneira mais saudável. Ele afirma não se sentir incomodado com cheiro de cigarro e não sente desejo se alguém fumar perto dele. O tabagismo ficou para trás.

Casos na Indonésia

O que parece ser algo fora do comum, é algo bastante “normal” na Indonésia. Estima-se que 40% dos adolescentes de 13 a 15 anos fumem. O caso de Ardi não é o único, e muitos relatam existir uma verdadeira “legião” de garotos que fumam ativamente.

O país fez várias campanhas para acabar com o tabagismo e até proibiu o uso e comercialização em alguns lugares, mas pela baixa fiscalização para aplicar a lei, jovens podem comprar livremente.

Fotos: Divulgação e TV Record

Jornal Ciência