Seu animal de estimação costuma pressionar a cabeça contra a parede? Leve-o ao veterinário imediatamente!

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecido como “head pressing” (pressão da cabeça, em tradução livre) ela é caracterizada pelo ato compulsivo do animal pressionar a cabeça contra uma parede ou outro objeto da casa, sem nenhum motivo aparente.

Contudo, ela pode ser um sinal clínico de que o cachorro ou gato está sofrendo com danos no sistema nervoso.

De acordo com a veterinária Dr. Kim Smyth, muitas doenças podem ser a causa desse hábito, mas, na maioria das vezes, ele é associado com uma condição chamada de encefalopatia hepática – que ocorre em animais com doença hepática.

O fígado é feito para remover as toxinas do sangue. Quando não funciona corretamente, toxinas como a amônia, entre outras, criam essa síndrome neurológica.

cachorro-pressionando-a-parede_01

Ainda de acordo com a especialista, outras condições associadas a este ato são, a hidrocefalia (água no cérebro), tumores no cérebro, traumas causados por AVC (Acidente Vascular Cerebral), encefalite e meningite (inflamatória ou infecciosa), ou qualquer trauma que o animal já tenha sofrido na cabeça.

Algumas doenças, como as do fígado e hidrocefalia, são passíveis de hereditariedade. O prognóstico dependerá, em grande parte, da causa subjacente.

“Existem tratamentos para muitas das condições que levam à pressão da cabeça, e muitas vezes os animais podem ter uma recuperação completa”, disse Smyth. “Para a maioria das doenças veterinárias, o tratamento, quanto mais cedo for procurado, melhor”, completou.

cachorro-pressionando-a-parede_02

Fonte: Diário de Biologia / Iheartdogs Foto: Reprodução / Iheartdogs

Jornal Ciência