Sendo um dos insetos mais abundantes na Terra, as formigas quando invadem nossas residências, comumente são consideradas um tipo de praga. Da mesma forma, todas as vezes que entramos em contato com a natureza é normal notarmos sua presença. Ela está em quase todos os lugares. Além disso, apesar de pequenas, suas picadas podem ser bastante dolorosas.

Há uma ideia geral e errada de que elas são capazes de habitar todas as partes do planeta. Mas, curiosamente, a Islândia não é habitada por formigas. A razão por trás disso foi explicada por um pesquisador que, após uma série de verificações, sugeriu uma teoria sobre a ausência desses insetos no país.

Foto: Reprodução

A Islândia de fato é considerado um dos países mais seguros do mundo, da água mais pura e com maior expectativa de vida. Mas, ironicamente, ela é habitada na maior parte por ovelhas (cerca de duas vezes mais) do que por seres humanos. Lá, também não existem exércitos, marinhas, forças aéreas e mais incrivelmente, formigas.

De acordo com o especialista Espadaler Xavier Gelabert, que há 35 anos estuda formigas em diferentes regiões do mundo, esse tipo de inseto geralmente costuma fazer seu ninho no chão. A teoria dele sugere que, como a Islândia é situada na região nordeste da Europa, com superfícies extremamente geladas, tal ambiente não permite que os insetos tenham tempo suficiente para colocar ovos e as larvas não conseguem realizar o ciclo completo de vida.

Para explicar isso, ele acrescenta que as formigas, dependendo da espécie, levam cerca de um mês a um ano, da incubação dos ovos ao momento do nascimento. Na Islândia esse ciclo natural é muito mais lento, além disso, as condições climáticas impedem que as formigas se multipliquem. Tal cenário também poderia sugerir que o mesmo ocorreria na Sibéria ou em lugares de frio constante, pois de acordo com o especialista, a razão pela qual a Islândia não possui formigas é, basicamente, o frio. Mas, existem formigas na Sibéria. 

Foto: Reprodução / NewScientist

Entretanto, em contraste aos resultados obtidos por Gelabert em sua pesquisa, um trabalhador islandês do setor turístico, chamado Ingvar Örn Ingvarsson, disse que elas existem sim no país, mas que raramente são vistas. 

Tão raras que muitos moradores nunca viram nenhuma, segundo informações do portal espanhol Muy Interesante. De acordo com ele, nas ocasiões em que aparecem, são vistas na região de Reykjavík, entre o sul e oeste do país.

Contudo, elas só teriam sido observadas em algumas casas. De modo que Espadaler argumenta que é irrelevante defender a existência delas com base nas que são mantidas em um abrigo diferente do ambiente natural. Em casa, ou em estufas, podemos criar qualquer planta ou animal. Eles são totalmente alheios às condições climáticas do ambiente natural, disse ele, ressaltando que, oficialmente, é declarado não existir formigas na Islândia de modo natural. 

Fonte: Super Curioso 

Jornal Ciência