Islândia declara emergência após 2.200 terremotos em 48h; temor é que ocorram fortes erupções vulcânicas

Aproximadamente 3.000 pessoas foram evacuadas de suas residências pelo governo devido ao crescente risco de uma erupção de grandes proporções. A Islândia possui 33 sistemas vulcânicos ativos

de Redação Jornal Ciência 0

As autoridades islandesas declararam estado de emergência após uma série de fortes terremotos terem abalado a península de Reykjanes, no sudoeste do país, sinalizando o aumento da probabilidade de uma erupção.

“O chefe da Polícia Nacional declara estado de emergência devido ao intenso terremoto em Sundhnjukagigar, ao norte de Grindavik. Os terremotos podem se tornar maiores do que os que ocorreram e esta série de eventos pode levar a uma erupção”, alertou o Departamento de Proteção Civil e Gestão de Emergências, em um comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian.

Autoridades islandesas concluíram a evacuação de 3 mil moradores de uma cidade no sudoeste da ilha devido às preocupações.

O Gabinete Meteorológico da Islândia disse no último sábado (11) que havia um risco “considerável” de uma erupção na península de Reykjanes por conta do tamanho da intrusão subterrânea de magma e à velocidade com que se movia.

“Não creio que demore muito para uma erupção, horas ou alguns dias. A chance de uma erupção aumentou significativamente”, disse Thorvaldur Thordarson, professor de vulcanologia da Universidade da Islândia.

Cerca de 1.400 terremotos foram medidos nas 24 horas entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9), com outros 800 nas primeiras 14 horas de sexta (10), segundo a CNN. A Agência de Proteção Civil da Islândia disse que um túnel de magma em formação poderia chegar a Grindavík.

Terremotos na noite de sexta-feira

No início da noite de sexta-feira, dois terremotos, sendo o mais forte de magnitude 5,2 foram sentidos até mesmo na capital Reykjavik, a cerca de 40 km de distância, e ao longo de grande parte da costa sul do país.

Cerca de 24.000 tremores foram registrados na península desde o final de outubro. As autoridades da Islândia observam um acúmulo de magma a uma profundidade de 5 km, que, se chegar à superfície, desencadearia uma erupção vulcânica.

Desde 2021, três erupções ocorreram na península de Reykjanes, todas longe de infraestruturas ou áreas povoadas. A Islândia possui 33 sistemas vulcânicos ativos, o maior número na Europa.

Durante sua última grande erupção em 2010, o vulcão Eyjafjallajökull bloqueou os céus europeus e levou ao cancelamento de 100.000 voos, deixando 10 milhões de passageiros retidos. 

Fonte(s): Euro News / Sputnik Imagem de Capa: Divulgação / Governo da Islândia

Jornal Ciência