Revelado como é por dentro da famosa “casa mais solitária do mundo” em remota ilha da Islândia

de Redação Jornal Ciência 0

A casa conhecida como a “mais solitária do mundo” tem sido alvo de algumas teorias peculiares devido à sua localização em uma ilha islandesa completamente remota, afastada de toda a civilização.

A pequena residência se tornou viral nos últimos anos e obsessão de turistas e aventureiros dispostos a escalar até o topo da ilha. Muitos tentam entender sua existência e o motivo de ter sido construída em um local tão isolado e de difícil acesso.

Ela está no sul da Islândia, na Ilha de Elliðaey, no arquipélago Vestmannaeyjar. O mistério sobre ela sempre impactou a internet. Muitos acreditavam que a propriedade teria sido construída por um bilionário excêntrico que permanecia anônimo, dentre outras inúmeras teorias jamais provadas.

Afirmavam que a casa teria como finalidade ser o refúgio para o tal suposto bilionário, em caso de ataque nuclear global ou algum tipo de acidente que inviabilizasse viver nas grandes cidades.

Algumas fontes cogitavam a hipótese de que ela teria sido de um religioso que fez voto de reclusão e introspecção. Outros portais de notícias da Islândia suspeitavam que Björk, a cantora mais famosa do país, teria iniciado negociações com o governo para comprar a ilha inteira.

Deixando as teorias de conspiração de lado, a grande verdade é que o local já foi moradia de 5 famílias que viviam em cabanas construídas por elas mesmas. Os habitantes sobreviviam consumindo os pássaros chamados papagaios-do-mar, pescando no oceano e criando vacas.

Mas, a ilha foi abandonada completamente em 1930, quando os moradores perceberam que seria impossível sobreviver em condições tão inóspitas e que poderiam criar vacas e outros animais em regiões mais amigáveis da Islândia.

Então, em 1953, a Associação de Caça de Elliðaey construiu esta casa, que ficou famosa como “a mais solitária do mundo”, para ser um centro de acolhimento para os caçadores de papagaios-do-mar.

O local pode ser visitado por turisitas. É bastante difícil conseguir sinal de internet e não tem eletricidade ou água corrente. Apesar da vista deslumbrante que oferece, a falta de comodidades básicas torna a aventura pouco atrativa para temporadas ou visitas longas.

Ryan Trahan e seus amigos

O canal de Ryan Trahan, um famoso YouTuber, visitou recentemente a ilha para mostrar aos seus seguidores como ela realmente é, desmistificando os rumores sobre a residência. Sua viagem pelas águas agitadas foi bastante difícil, além de encarar penhascos íngremes e colinas onduladas. 

Apesar de todo o mistério que alguns propagam, o local já foi visitado por 11.265 pessoas.

A revelação veio pelo próprio Ryan que encontrou um livro de registros, onde os visitantes antigos deixavam seus nomes para eternizarem suas passagens por lá.

Ryan e seus dois guias desfrutaram de uma refeição feita em churrasqueira. Segundo ele, a casa é aconchegante e feita toda em madeira.

Seu interior é mobiliado, além de possuir inúmeras obras de arte, fotos emolduradas e várias camas de solteiro no andar superior, além de banheiro e cozinha equipada. 

Fonte(s): LADBIBLE Imagem de Capa: Reprodução / H0RDUR.KRISTLEIFSSON / CC BY-SA 4.0 Foto(s): Reprodução / Atlas Obscura / Times Now News

Jornal Ciência