TOP 10 fatos assustadores que você não sabia sobre as formigas!

de Merelyn Cerqueira 0

Há um consenso geral de que as formigas são extremamente capazes. Elas vivem em grandes e interligadas colônias, podem levantar até várias vezes mais do que seu próprio peso corporal e coordenam suas atividades com uma precisão invejável. Mas, além de criaturas impressionantes, elas também podem ser vistas como inimigas formidáveis. Com isso em mente, confira abaixo 10 fatos assustadores sobre as formigas que você provavelmente não sabia. 

1 – Elas são tão antigas quanto os dinossauros…

Uma equipe de cientistas de Harvard e Florida State University, em 2006, realizaram uma grande análise genética sobre formigas de 19 das 20 subfamílias conhecidas. As descobertas sugerem que esses insetos surgiram pela primeira vez em meados do período Cretáceo – há cerca de 110 -130 milhões de anos.

2 – … e por isso já sobreviveram a um evento de extinção em massa

Acredita-se que o evento de extinção entre os períodos Cretáceo-Paleogene, possa ter ocorrido aproximadamente há 65 milhões de anos, depois de um outro de enorme impacto. Amplamente considerado como o fim da vida dos dinossauros (e ascensão dos mamíferos), os anos seguintes podem ter marcado a expansão das formigas em todo o mundo. Tal ideia foi sugerida primeiramente pelos pesquisadores Bert Hölldobler e Edward O. Wilson – autores do livro ‘The Ants’ (As Formigas, em tradução livre), vencedor do prêmio Pulitzer – que classificou o período como “um lugar para dominância ecológica”. 

3 – As formigas conquistaram quase todo a Terra

O sucesso das formigas, que começou há milhões de anos, continua até hoje. Em um artigo publicado na edição de 2000 da revista PNAS, o entomologista, Ted Schultz, chamou a origem das formigas de “sem dúvida, a maior história de sucesso do reino metazoa”. Ou seja, praticamente melhor do que qualquer animal multicelular na Terra, incluindo os humanos.

Com exceção da Antártida, Ártico e algum punhado de ilhas, cada pedaço de terra aqui em nosso planeta é habitado por pelo menos uma espécie nativa de formigas.

4 – Um grupo de formigas conquistou seis continentes

Em 2000, o biólogo Andrew Suarez e seus colegas da UC Davis, reconstruíram a história de invasão de uma espécie de formiga argentina, a Linepithema humile. A equipe descobriu que no último século elas teria se estabelecido em pelo menos 15 países, incluindo uma série de ilhas isoladas, em seis continentes.

5 – A população total de formigas nem se compara com as 7 bilhões de pessoas

No livro “The Ants”, mencionado no item dois, os pesquisares estimaram que, durante um determinado momento, houveram mais de 10.000.000.000.000.000 (dez quatrilhões) de formigas vivendo na Terra.

6 – Nem todas as formigas são pequenas

Mesmo com um número gigante de espécies, as formigas são relativamente pequenas. Porém, essa não é uma característica padrão entre elas. Um fóssil de um espécime encontrado, chamado de Titanomyrma giganteum, apresentou cerca de 6 centímetros de comprimento e tinha uma envergadura de quase 16 cm. Há ainda a formiga-motorista-africana (Dorylus wilverthi), que consegue ultrapassar 5 cm de comprimento. 

7 – As formigas tem uma “mentalidade” de colmeia

Apesar de pequenas, quando 50 milhões delas se juntam são capazes de formar um único ‘superorganismo’, estranhamente coordenado – e essas grandes colônias de fatos são comumente referidas por esse termo. Tal comportamento é comparado ao das abelhas em uma colmeia.

8 – Em algumas regiões do mundo as formigas podem ser responsáveis por mais de um quarto da biomassa animal

Um superorganismo de 50 milhões de formigas não chega nem próximo da extensão global desses insetos. Em um artigo publicado no ano 2000 na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, o entomologista Ted R. Schultz, escreveu que, em média, as formigas monopolizam de 15-20% da biomassa animal terrestre, e em regiões tropicais, onde são especialmente abundantes, esses números chegam a 25% ou mais.

9 – As formigas cooperam com outras espécies

Existem mais de 200 espécies conhecidas de formigas do grupo Attini. Os cientistas há muito acreditam que os fungos cultivados por esses insetos foram repassados entre gerações dentro de espécies individuais. Em um estudo realizado também em 2000, pesquisadores da Universidade do Texas, descobriam que as elas ocasionalmente são transferidas por meio de uma cooperação de interespécies.

10 – As formiga praticam a escravidão

Muitas espécies de formigas são conhecidas por invadirem colônias vizinhas para roubar ovos ou larvas, uma prática conhecida como ‘dulosis’. Quando nascem, as jovens são colocadas para trabalhar – ou são comidas pelas mais velhas.

As espécies que praticam dulosis são chamadas de ‘formigas escravagistas’, e contam com o hábito para manterem suas colônias. Além disso, acredita-se que algumas espécies são incapazes de se alimentar na ausência de trabalho escravo, portanto, a pilhagem e escravidão seria uma questão de necessidade primordial.

[ Io9 ] [ Fotos: Reprodução / Io9 via Wikipédia ]

Jornal Ciência