Vídeo: barata liberando ovos enquanto é devorada por formigas perigosas

de Julia Moretto 0

Uma empresa que comercializa formigas no Canadá, a AntsCanada, lançou um vídeo que surpreendeu diversas pessoas. Acreditamos que formigas sejam as criaturas mais incríveis do Planeta, e toda nova descoberta sobre o micromundo delas nos fornece insights profundos sobre o mundo ao nosso redor e sobre nós mesmos”, revela a descrição da empresa.

barata-bota-ovos-ataque-formiga

A espécie que aparece na filmagem é a lava-pés (Solenopsis saevissima), conhecida por sua dolorida picada. Para o proprietário, é antiético oferecer animais vivos para suas formigas, por isso, mata os insetos que servirá à criação. Porém, devido à insistência dos fãs que acompanham seu canal no YouTube, decidiu colocar uma barata viva em um recipiente contendo centenas de formigas.   

A filmagem mostra ele introduzindo primeiramente uma ninfa pequena, depois uma ninfa maior e por último, uma barata adulta. Esse processo foi realizado para observar como as formigas lidam com um novo animal em seu território. Porém, o que ele não sabia era que a barata continha ovos. Conforme as formigas iam atacando, ela os expelia como tentativa de salvar a vida dos filhotes. Entretanto, as ninfas – incapazes de sair da membrana – foram rapidamente atacadas pelas formigas.

Enquanto filmava eu estava com nojo, sem palavras, e completamente admirado pelo drama que acontecia neste ninho de formigas”, comenta o dono das formigas. O proprietário afirma que a melhor opção é matar a presa antes de ela ser oferecida, pois isso diminui o sofrimento do animal e garante a segurança das formigas. Ele ressalta que o vídeo foi educativo e não para entretenimento.

[ Gizmodo / Youtube ] [ Fotos: Reprodução / Youtube ] 

Jornal Ciência