Estudo sugere que TPM não existe e não está relacionada a mudanças de humor nas mulheres

de Merelyn Cerqueira 0

medico-sugere-que-tpm

É comum associarmos as mudanças de humor a Tensão Pré-Menstrual. Tal ideia já virou jargão, bem alimentando pelo machismo e, para algumas mulheres, justificativa para comportamentos errantes.

 

No entanto, um estudo publicado recentemente pelo periódico Frontiers in Behavioral Neuroscience, afirmou que esta relação não existe. 

 

Por meio de experimentos observacionais os pesquisadores analisaram os supostos efeitos da menstruação em relação a elementos como concentração, memória, desempenho cognitivo e capacidade de manipular múltiplas tarefas.

Então, concluiu-se que as alterações hormonais relacionadas ao ciclo menstrual feminino não possuem qualquer reação real com o desempenho cognitivo. Logo, os pesquisadores consideram ser improvável que o humor seja alterado durante este período.

 

Para o estudo, os cientistas mediram os níveis de hormônios como estrogênio, progesterona e testosterona de 88 mulheres e em quatro estágios no ciclo menstrual. Eles observaram que, embora em alguns casos um dos níveis hormonais estivessem alterado, os outros estavam normais. Isso, segundo eles, sugere uma falta de associação consistente entre os níveis hormonais femininos e alterações cerebrais.

Os cientistas apontaram ainda que pesquisas anteriores que afirmaram a existência dessa associação podem ter apresentado resultados falsos-positivos e metodologia inadequada, uma vez que a maioria não acompanhou dois ou mais ciclos consecutivos das mulheres estudadas.

Frontiers in Behavioral Neuroscience ] [ Foto: Reprodução / Flickr ]