Engenheiros apresentam a mão feita com impressão 3D mais realista do mundo

de Rafael Fernandes 0

De lentes inspiradas em asas de borboleta a drones baseados em aves, a natureza tem muito a oferecer aos engenheiros. Agora, os cientistas criaram uma mão robótica mais realista ainda, projetada para imitar os movimentos exatos da mão humana.

O design biomimético pode levar à criação de uma prótese robótica difícil de ser distinguida da mão natural – como a mão eletrônica de Luke Skywalker, em “Guerra nas Estrelas”.

Os cientistas e engenheiros Zhe Xu e Emanuel Todorov, da Universidade de Washington, em Seattle estão por trás do novo design. Escreveram em seu estudo que eles desenharam “uma mão robótica biomimética que imita a mão humana, com articulações artificiais, ligamentos e tendões de malha, capuz extensor de corte a laser e mecanismos de polia elásticos”.

mao-em-3D-mais-realista-do-mundo_01

As precursoras desta, eram mãos robóticas antropomórficas que tendiam a usar dobradiças para simplificar o design, o que levou a movimentos não naturais sem destreza em nível humano.

“A incompatibilidade intrínseca entre mecanismos dessas mãos robóticas e a biomecânica das mãos humanas, essencialmente, impede-nos de usar o movimento natural da mão para controlá-las diretamente”, eles escreveram.

E continuam: “Materiais biocompatíveis podem agora ser impressos no intuito de formar estruturas de ossos; ligamentos artificiais biodegradáveis, que ​​têm sido utilizados para substituir os ligamentos cruciformes anteriores; músculos humanos, que foram cultivados com sucesso na placa de Petri; e os nervos periféricos, que também podem ser regenerados nas condições adequadas.”

mao-em-3D-mais-realista-do-mundo_02

Todas essas tecnologias promissoras exigem esqueletos adequados para o crescimento das células enxertadas. “Nós vamos colaborar com pesquisadores de Biologia e Engenharia de tecidos para continuar a exploração do seu potencial para servir como um dispositivo biofabricado de esqueleto”, apontam os dois especialistas.

Os Drs. Xu e Todorov devem apresentar o projeto na Conferência Internacional de Robótica e Automação (ICRA), em Estocolmo, no mês de maio.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência