Conheça as intrigantes múmias Kabayan, escondidas em cavernas secretas nas Filipinas

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecidas por uma variedade de nomes, as múmias Kabayan (múmias Ibaloi, múmias de Benguet ou múmias de Fogo das Filipinas) compõe um evasivo grupo de corpos que desde 1900 tem sua localização mantida em segredo pelo governo das Filipinas, devido aos constantes saqueamentos.

Elas só podem ser encontradas após um passeio de carro de cinco horas até as montanhas em direção as aldeias de Kabayan.

Então são necessárias outras cinco horas de caminhada por vertiginosa montanha de pedra. Ali, as múmias permanecem guardadas em alguma das cavernas de Timbac, ainda enroladas em seus enterros originais, de acordo com informações do Atlas Obscura.

mumias-de-kabayan_1

Cientistas acreditam que essas múmias foram criadas em algum momento entre os anos 1.200 e 1.500 d.C., em um processo de mumificação começava pouco antes da morte, quando as pessoas eram obrigadas a ingerir um tipo de bebida muito salgada.

Então, uma vez mortas, o corpo era lavado e queimado em uma posição sentada, para que os fluidos corporais fossem secados.

Fumaça de tabaco também era expelida na boca do morto, a fim de secar o interior do corpo e dos órgãos internos, enquanto que uma mistura de ervas era esfregada na pele queimada. Estima-se que todo o processo pudesse levar semanas, ou até mesmo meses. Por fim, as múmias eram enterradas dentro de cavernas.

mumias-de-kabayan_2

Essa prática de mumificação acabou se tornando extinta no século 1500, quando a Espanha colonizou as Filipinas. Atualmente, as múmias são deixadas em cavernas naturais com relativamente pouca segurança, embora tenham sido marcadas como um dos 100 locais mais ameaçados do mundo.

Registros oficiais falam de algo entre 50 e 80 múmias. No entanto, a localização delas é mantida em sigilo, devido aos riscos de vandalismo.

mumias-de-kabayan_3

Os moradores locais respeitam a história das múmias de Kabayan, e por vezes lhe fazem oferendas com garrafas de gin e pratos de frango. A ideia deles é garantir que as múmias estejam sempre bem alimentadas e se divertindo, mesmo após a morte.

Fonte: Atlas Obscura Fotos: Reprodução / Atlas Obscura

Jornal Ciência