Acessório para smartphone realiza exames de vista e gera diagnóstico com a ajuda de especialistas online

de Redação Jornal Ciência 0

Você pode pensar que não há nada demais fazer uma visita ao oftalmologista, mas para pessoas que vivem em regiões remotas do mundo, ir até um não é uma tarefa fácil.

É justamente por isso que um novo dispositivo revolucionário chamado D-EYE, poderia mudar a vida de milhões de pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% da deficiência visual presente em todo o mundo poderia ser prevenida ou curada através de exames oftalmológicos e cuidados padrão.

D-EYE é uma lente presente na parte traseira de um smartphone (agora ele funciona com iPhone 5, 5s e 6, e Samsung S4 e S5). É não-invasivo, simples de configurar e não requer energia para funcionar, podendo trabalhar em qualquer lugar. Com os aplicativos de acompanhamento, é possível filmar seu próprio exame, que é enviado de volta a um especialista na web.

D-EYE_01

Graças ao design de montagem inovador da lente e o sistema de imagem da retina que compõem o D-EYE, uma consulta ao oftalmologista pode surgir de seu bolso. “É possível realizar exames oftalmológicos de rotina e exames de retina em qualquer lugar para possível detecção de uma variedade de doenças, incluindo as principais causas de cegueira, como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade“, dizem os inventores no site oficial do projeto.

O gadget foi desenvolvido pelo oftalmologista Andrea Russo, juntamente com e empresa de desenvolvimento de tecnologia italiana Si14 SpA. Uma vez que a ligação entre médico e paciente é estabelecida, os médicos são capazes de controlar remotamente o dispositivo, assim como seu conjunto, avaliando prontuários. Ele fornece uma visão abrangente do interior do globo ocular (incluindo a retina, disco ótico, mácula, fóvea e pólo posterior).

Como relata a Digital Trends, o D-EYE usa uma combinação de divisores de feixe e alavancas criadas, com um flash de LED, a lente da câmera do smartphone e autofoco. Pode compensar de miopia -10D (miopia) a + 10D hipermetropia (hipermetropia).

A lente custa cerca de R$ 800 reais. O acessório amortecedor é vendido individualmente por 80 reais, enquanto o aplicativo é gratuito para download. Existem também planos para um serviço de nuvem para apoiar o gadget e para armazenar os scans.

[ Science Alert ] [ Fotos: Divulgação ]

Jornal Ciência