Top 7 dicas para manter os olhos saudáveis e ter boa visão

de Bruno Rizzato 0

O estilo de vida desempenha um papel fundamental para a saúde de muitas partes do corpo. Até mesmo a saúde ocular está envolvida em hábitos alimentares. “É uma sinergia de vários alimentos e opções de vida que afetam a saúde dos olhos”, disse Steven Pratt, oftalmologista no Scripps Memorial Hospital, na Califórnia, EUA.

 

Porém, segundo ele, a maioria das pessoas não sabem o quão sério é o risco de doenças como o glaucoma, uma condição que pode danificar o nervo óptico do olho, resultando na perda de visão; além de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), o glaucoma é a principal causa de perda de visão em adultos com mais de 50 anos, que gradualmente destrói a mácula – parte do olho que fornece visão nítida – central e pode eventualmente causar cegueira.

 

Alguns problemas oculares podem estar relacionados à saúde cardíaca. “A doença cardíaca e a saúde dos olhos são muito relacionadas, então, qualquer coisa que beneficia o seu estado cardiovascular também irá beneficiar os olhos”, disse Joanna Fisher, oftalmologista e professor clínico associado na Universidade Thomas Jefferson, também nos EUA. Os especialistas separaram 7 dicas que podem ajudar a manter a saúde geral, e, principalmente, a dos olhos:

1 – Perder peso

Pessoas acima do peso ou obesas têm um risco elevado de desenvolver diabetes tipo 2, podendo levar a retinopatia diabética, causando danos na retina, principal causa de cegueira em pessoas com menos de 65 anos. Quilos a mais influenciam na pressão dos olhos.

 

As células do sangue abastecem a mácula, mas, segundo Sheri Rowen, cirurgião do Mercy Medical Center especialista em cataratas, o sangue não chegaria aos olhos por conta da gordura no caminho, impedindo o fluxo de os nutrientes necessários. Além disso, as mulheres com um IMC elevado, possuem chances de 30% a 36% maiores de desenvolver catarata.

2 – Comer peixes

Pratt recomenda comer peixes pelo menos duas vezes por semana. O ômega-3 encontrado nos peixes e suplementos de óleo de peixe podem reduzir o risco de DMRI. Segundo o especialista, salmão, sardinha, cavala e atum são excelentes opções para a saúde.

 

3 – Fazer exercícios

Fazer exercícios físicos é essencial na redução da pressão no olho, principalmente quando se tem glaucoma, podendo até impedir sua progressão. A pesquisa também descobriu que pessoas que correm ou trotam por cerca de 4 km por dia têm 50% menos risco de DMRI. Assim, a atividade física está diretamente relacionada a uma melhor saúde dos olhos e menor incidência de doença ocular.

4 – Evitar estresse

A redução do estresse é importante, pois a maioria dos eventos cardiovasculares estão relacionados ao estresse. Isso também contribui para o aparecimento de doenças oculares. Pratt recomenda passar quinze minutos por dia realizando atividades que reduzam a tensão, como passear com o animal de estimação, meditar, tricotar, jogar algo, ler entre outras que possam reduzir a pressão arterial e ocular.

5 – Comer espinafre

O espinafre é rico em antioxidantes, que assim como a luteína e a zeaxantina, diminuem o risco de doença ocular. Outras boas escolhas são folhas verdes, ovos e frutas de cor laranja, como tangerinas e damascos, além de sementes de linhaça e nozes. Os antioxidantes presentes nestes alimentos são cruciais para a saúde da retina.

 

6 – Não fumar

Fumar e inalar substâncias tóxicas causa danos aos vasos sanguíneos presentes nos olhos, podendo acarretar em catarata, DMRI e outras doenças oculares. O cigarro aumenta a incidência de catarata e favorece seu crescimento rápido.

 

Apesar do problema ser uma opacificação normal da lente natural do olho, a maioria das pessoas não será afetada até os 70 ou 80 anos. Pessoas diabéticas podem ter antes. Mas, ao fumar, catarata pode aparecer para você aos 40, 50 ou 60 anos.

7 – Proteger os olhos

Use óculos de sol e um chapéu de abas largas quando sair ao sol. A medida pode reduzir a exposição do olho, evitando danos dos raios UV em até 18 vezes. A luz ultravioleta aumenta a incidência de catarata e pode piorar DMRI.

 

A luz solar também pode queimar e danificar a córnea e a conjuntiva, membrana que cobre a parte branca dos olhos. Certifique-se de que seus óculos de sol tenham proteção UV. Lembre-se de que existem dois tipos de UV: A e B, ambas danosas.

[ MNN ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
error: Proibida a cópia sem autorização.