TOP 10 fatos fascinantes e pouco conhecidos sobre o Ártico

de Julia Moretto 0

Pouco se fala sobre a parte norte do nosso globo, mas saiba que é um local repleto de curiosidades incríveis. Conheça as 10 mais surpreendentes:

1 – Temperatura amena

Um estudo recentemente publicado na Nature Communications descobriu que a grande quantidade de guano de aves libera gases que contribuem para a cobertura de nuvens, que por sua vez reduz a temperatura do ar.

2 – Reprodução no inverno

Em alguns habitats do Oceano Ártico, a fauna é mais ativa durante o longo inverno da região. De acordo com um estudo publicado na revista Current Biology, a abundância da biodiversidade, crescimento e reprodução nos habitats estudados estavam em níveis semelhantes ou maiores do que nos meses mais quentes. Os pesquisadores contaram lotes de plâncton e crustáceos que não são frequentemente observados durante o verão. Além disso, encontraram espécies de bacalhau, arinca e um número surpreendente de pássaros.

3 – Armazenamento seguro

A mais de 800 milhas (mais de 1.200 km) após o Círculo Polar Ártico, se encontra a Svalbard Global Seed Vault, uma instalação de armazenamento gerida pelo governo norueguês. A estrutura, construída na permafrost, guarda as sementes de mais de 4.000 espécies de plantas, além de ajudar na sustentação das culturas e da manutenção de alimentos, mantendo-os seguros em caso de catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

4 – O primeiro homem a pisar no Polo Norte

Robert Peary (1856-1920) alegou ter sido o primeiro homem a pisar no Polo Norte, em 1909. Atualmente, os especialistas acreditam que seu assistente, Matthew Henson (1866- 1955) é quem realmente merece o título. No momento em que Peary e Henson se aproximaram de seu destino, Peary estava lutando contra queimaduras e sem a capacidade de andar. De acordo com pesquisas, ele teve que ser puxado em um trenó.

5 – 4 milhões de habitantes

Apesar de suas severas condições, mais de 4 milhões de pessoas moram nesta região. O Círculo Ártico abrange partes dos EUA, Rússia, Finlândia, Suécia, Islândia, Groenlândia e Noruega. Sua economia chega a cerca de 230 bilhões de dólares anualmente, aproximadamente o mesmo que Portugal e Irlanda.

6 – Conselho do Ártico

Países cujas fronteiras ficam dentro do círculo ártico fazem parte do Conselho do Ártico, que de acordo com seu site “é o único fórum circumpolar para discussões políticas sobre as questões do Ártico, envolvendo a participação ativa de seus povos nativos”. O Conselho trabalha para avaliar e encontrar soluções para as questões ambientais e sociais enfrentadas pelas pessoas e animais selvagens que vivem lá.

7 – Constelação

Arktos significa “urso”, e não se refere aos ursos polares da região, mas sim à constelação que contém a Estrela do Norte, Ursa Menor.

8 – Menor oceano do mundo

O oceano Ártico é composto por 5,4 milhões de milhas quadradas (mais do que 14 milhões de km²). Em comparação, o Oceano Atlântico possui 41,1 milhões de milhas quadradas (cerca de 106 milhões de km²) e o Pacífico, cerca de 62,46 milhões (ao redor de 162 milhões de km²).

9 – Polo Norte é mais quente que o Polo Sul

O Ártico é mais cercado por terra, enquanto a Antártida é mais cercada pelo oceano. Dessa forma, enquanto parcelas significativas de ambos são cobertas por lençóis de gelo, a água debaixo da calota de gelo do Ártico, que fica apenas cerca de um pé acima da água, pode reter o calor e ajudar a aquecer o ar circundante. Segundo a Scientific American, “na Antártida, a superfície da camada de gelo no Polo Sul é superior a 9000 pés de altitude, mais do que uma milha e meia acima do nível do mar”. Elevações mais altas, resultam em mais frio. A temperatura média no verão no Polo Norte é de 32 ºF (0 ºC); no Polo Sul, é -18 ºF (-27,7 ºC).

10 – A casa do Papai Noel

O famoso cartunista político Thomas Nast começou a desenhar a figura do Papai Noel como parte de uma campanha publicitária na década de 1860. Em alguns de seus desenhos, ele fez referência ao fato de que o endereço de correio do Papai Noel era no Polo Norte, um lugar que já tinha capturado a imaginação do mundo, enquanto eles observavam uma série de exploradores tentando chegar ao destino.

[ Mental Floss ] [ Fotos: Reprodução / Mental Floss ]

Jornal Ciência