Dormir é algo que realizamos desde o dia em que nascemos até o dia em que morremos. Ficamos adormecidos por cerca de um terço do nosso tempo na Terra.

Todos os animais necessitam de sono: os seres humanos precisam de oito horas de sono, já a girafa só precisa de um pouco menos de duas horas por dia. Podemos concluir, então, que o sono é muito relativo. Por isso, separamos 5 curiosidades sobre ele que você provavelmente não conhece!

Paralisia do sono

A paralisia do sono acontece quando as pessoas acordam incapazes de se moverem, com dificuldade de separar o mundo dos sonhos da realidade. Na maioria das vezes, as pessoas que sofrem desse problema, acordam com a sensação de não estão sozinhas. Algumas afirmam ver figuras perturbadoras ou demoníacas no quarto.

Distúrbios que interferem nos padrões normais de sono, como narcolepsia, podem tornar os episódios de paralisia do sono muito mais frequentes. A mitologia tem algumas explicações bastante assustadoras para os episódios, como o íncubo e o súcubo.

A paralisia do sono também pode ter outras razões, como as ideias que muitas pessoas têm sobre abduções alienígenas. Muitas pessoas que afirmam terem sido raptadas durante a noite relatam sintomas muito semelhantes a casos de paralisia do sono, como um sentimento de vigília e ver algo estranho e bizarro na sala.

O sonambulismo está evoluindo

Caso você receba uma mensagem esquisita no meio da noite, e a no dia seguinte quem a enviou dizer que não se lembra, há chance de ser verdade. De acordo com professores da Universidade de Nova York, o ato de enviar uma mensagem de texto ou de responder a notificações em nossos telefones estão cruzando algumas fronteiras. Algumas pessoas enviam mensagens incoerentes ou apenas mal escritas, já outras pessoas escrevem textos tão fluentemente como quando estão acordadas.

O estresse e a exaustão podem aumentar a probabilidade dos episódios, mas alguns truques simples, como desligar o telefone e colocá-lo fora de alcance, podem ajudar a evitar mensagens comprometedoras. Os especialistas também acreditam que escrever mensagens enquanto dorme e realizar outras atividades noturnas semelhantes possam interferir no sono. 

Contar ovelhas não adianta

Está com problemas para dormir? A ideia de contar ovelhas para adormecer é antiga. A teoria por trás disso é que os pastores que estavam vigiando seus rebanhos à noite ficariam tão preocupados com a segurança dos animais e com a presença de predadores noturnos que contariam as ovelhas várias vezes para terem certeza de que ainda estavam lá. Mesmo assim, os pastores não conseguiam manter os olhos abertos e acabavam adormecendo.

Infelizmente, contar ovelhas antes do dormir não terá o mesmo efeito sobre você. A ideia por trás de contar ovelhas é que sua mente será ocupada com uma tarefa monótona. Por outro lado, isso deve afastar pensamentos de pânico. O problema dessa prática é que ela é chata, e mesmo enquanto você estiver contando, outro pensamento pode aparecer.

O olfato não é um despertador

Nossa capacidade de reagir aos cheiros se altera quando estamos dormindo. Ao contrário de sons, os cheiros não nos acordam. Em um estudo conduzido pela Universidade de Brown, os voluntários foram expostos a diferentes tipos de cheiros durante o seu ciclo de sono. Os voluntários não apresentaram respostas a diferentes odores – desde hortelã e pimenta até a fumaça de um incêndio em casa. Mesmo quando equipados com uma alça no queixo – para forçar a respiração pelo nariz – e expostos à fumaça mais forte e nociva, não houve reação quando a pessoa passou dos primeiros estágios mais leves do sono para um sono mais profundo. Em comparação, o mesmo estudo descobriu que os sons eram capazes de tirar uma pessoa do sono mais profundo.

É possível morrer de sono

Pode parecer normal não dormir bem em uma noite e repor as energias na noite anterior. Porém, a longo prazo, a privação crônica do sono se torna prejudicial à saúde.

Ao ficar dias sem dormir, você sofrerá de alucinações, pressão alta e perda de memória. Além disso, você apresentará sinais de depressão em curto prazo. Já a longo prazo, você vai ganhar peso e momentos aleatórios de perda de consciência, além de danos permanentes ao sistema imunológico

Um exemplo ocorreu com Jiang Xiaoshan, que morreu ao ficar acordado por três dias para assistir uma maratona de campeonatos de futebol americano.

[ List Verse ] [ Foto: Reprodução / Flickr

Jornal Ciência