Especialista revela dicas para ajudar a vencer os problemas de sono

de Merelyn Cerqueira 0

Jason Ellis, diretor do Northumbria Sleep Research Laboratory, se inspirou em sua vasta experiência para ajudar a resolver seus problemas de sono. Hoje, ele se dedica a revelar os truques utilizados para combater a ansiedade e estresse que muitas vezes deixam as pessoas acordadas durante a noite.

 

Em um artigo para o jornal Daily Mail, ele revelou seu método de exercícios, que basicamente consiste em tarefas a serem realizadas durante a noite. Primeiramente, é uma boa ideia começar a estabelecer um tempo máximo regular para o trabalho e outras atividades diárias, fazendo uma pausa adequada entre o dia e noite, permitindo um tempo para relaxar”, escreveu. “Tente fazer esse exercício como parte de uma nova rotina, por mais que seja tentador recuperar o atraso de uma papelada ou limpar os e-mails antes de dormir”.

 

  • 1 – Cerca de duas horas antes de dormir, reserve 45 minutos para preencher uma lista de “tarefas importantes” para o dia seguinte. Escreva as coisas mais urgentes (potencialmente preocupantes) que você tem para o dia seguinte. Com a lista pronta, você não precisará se levantar durante a noite preocupado com algo que tenha esquecido. Ainda, se na manhã seguinte se lembrar de algo, não hesite em anotar.
  • 2 – Ainda sobre a lista, marque todas as atividades que você já realizou, assim poderá começar a se preparar para a lista do dia seguinte. Faça isso para se tranquilizar, mostrando a si mesmo que está mais preparado do que pensa.
  • 3 – Em um pedaço de papel separado, faça outra lista sobre o que você conseguiu realizar no dia. Seja gentil e generoso consigo, isso lhe dará reforço positivo e enviará uma mensagem clara para seu cérebro – consciente e subconscientemente – sobre o que você conseguiu alcançar apesar de sua insônia.
  • 4 – Adicione algumas linhas sobre como você se sentiu durante o dia – isso pode ajudar no processo de “encerrar o dia” e tornar menos provável que você sinta necessidade de repassar isso em sua cabeça enquanto está deitado.

 

Faça as preocupações trabalharem a seu favor

Outro exercício inteligente é reservar 20-30 minutos para criar uma tabela de três colunas. Na primeira, escreva: “Minhas preocupações”, e anote todos os problemas que não estão relacionados à sua insônia. Na segunda: “O que eu posso fazer sobre essa situação no momento” e use as opções: 1)Nada/nada me vem à mente (em cor vermelha); 2)Nada agora, mas depois (amarelo); 3)Algo imediato (verde).

 

Na terceira coluna, escreva “ações”, e anote as soluções possíveis ou caminhos que você poderá usar enquanto pensa em como pode resolver as marcações amarelas e verdes. Se houver vermelhas, sem ações imediatas disponíveis, deixe-as em branco. Por fim, sente-se e reveja as soluções. Em seguida, transfira-as para a lista do que fazer no dia seguinte.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Felicidade Consciente ]

Jornal Ciência