Supondo que a teoria maluca da Terra plana fosse verdade, como seria viver em um planeta em forma de disco?

de Merelyn Cerqueira 0

Como seria nossa vida se a Terra realmente fosse plana?

Os terraplanistas que nos desculpem, mas a Terra não é plana. Sabemos disso graças ao insuperável montante de evidências que temos há centenas, talvez milhares, de anos.

Apesar do aumento no número de pessoas que acreditam que nosso planeta é como um frisbee gigante, (honestamente ainda não sabemos se tudo isso não passa de uma grande piada), esta é uma teoria que facilmente pode ser refutada – e muitos cientistas já o fizeram com graça. No entanto, se considerássemos esta ideia verdadeira, como seria nossa vida em um planeta plano?

Segundo informações da IFLScience, esta é na verdade uma pergunta muito difícil de ser respondida. Considere primeiramente que se trata de uma tentativa de dar sentido a algo que simplesmente não faz sentido – então sejamos compreensivos.

A Terra ficou plana, e agora?

De repente, o planeta está repentinamente plano. Isso, a princípio, exigiria que o manto, núcleo interno e externo subissem e o Hemisfério Sul avançasse em torno do nível do Hemisfério Norte. Ao mesmo tempo, a Antártica – que é um muro gigante ao redor do planeta projetado para nos impedir de olhar por cima da borda – seria destruída e transformada em um círculo enorme. O Ártico, entretanto, reduziria a uma velocidade notável.

Supondo que o movimento fosse bastante ágil, ele faria com que o planeta acelerasse e depois desacelerasse muito rapidamente, o que praticamente faria com que todos nós morrêssemos em explosões terríveis.

Aqueles que no momento desta explosão estivesse vivendo nas bordas do “pizza gigante” que é Terra, poderiam ser lançados no espaço a uma grande velocidade, de modo que queimariam como fósforos na atmosfera, ou se tornariam partículas no espaço.

Ao mesmo tempo, todos os astronautas que atualmente estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), definitivamente não sobreviveriam à medida que fossem lançados no escuro infinito.

No entanto, conforme apontado pelo Dr. Tobias Durig, um pesquisador vulcanologista e pós-doutorado da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, sem um manto ou núcleo, a Terra não teria um campo geomagnético. E, isso não seria somente ruim para qualquer um com uma bússola na mão, como também seria péssimo para qualquer organismo vivo.

“O campo geomagnético basicamente funciona como um escudo defletor contra a radiação do Sol”, disse ele à IFLScience. “Logo, viver na superfície plana da Terra seria tão agradável e saudável quanto sentado dentro de um forno micro-ondas”.

Por outro lado, com uma Terra plana estaríamos livres de perigos tectônicos, o que seria uma boa notícia para cidades como Los Angeles, São Francisco, Tóquio e Nápoles. No entanto, para isso teríamos que sacrificar destinos de férias populares como algumas ilhas vulcânicas, incluindo Havaí, Bali, Okinawa e Islândia.

“Nenhum vulcão islandês cuspiria mais suas cinzas na atmosfera, o que significa que não teríamos mais problemas em aeroportos”, refletiu Dr. Durig, antes de acrescentar que “a agricultura perderia solos vulcânicos férteis ricos em nitrogênio e fósforo – solos que trazem alguns dos melhores vinhos tintos do nosso planeta”.

A questão da gravidade

Vinho tinto à parte, outro problema que enfrentaríamos seria com a gravidade. Embora ela ainda se aplicasse, uma vez que objetos maciços certamente possuem uma forte atração gravitacional, se ficássemos na crosta, isso significariam que apenas 1% da massa do planeta seria deixada.

No entanto, enquanto a força do campo gravitacional da “pizza gigante” fosse a mesma em toda a superfície, ela não seria suficiente para nos manter presos no chão.

Supondo que a Terra plana seja feita apenas de crosta continental, e assumindo que possui a mesma espessura média e tudo é feito de granito, de fato podemos conectar os números a algo chamado de Lei da Gravidade de Gauss para obter uma estimativa aproximada da força do campo gravitacional desta forma de planeta.

Enquanto que naturalmente a força da gravidade equivale a aproximadamente 9,8 metros por segundo ao quadrado, em uma Terra plana isso iria cairia para alguns milionésimos de um metro por segundo ao quadrado.

A Lei de Gauss afirma que quanto mais você se aproxima da borda de um objeto cilíndrico (a Antártica, no caso), maior seria a atração gravitacional dele. No entanto, não está claro se isso seria mensurável ou não.

Para todos os efeitos, não teríamos um campo gravitacional significativo, então, assim que pulássemos, seríamos desviados ao espaço e, é claro, morreríamos. Junte esta ausência de âncora gravitacional a atmosfera que está sendo aquecida continuamente pela radiação solar recebida. O cenário simplesmente não é bom.

Agora, vamos fingir que está tudo bem com a gravidade e nossa atmosfera se adaptou a forma de disco. Essa ideia, como se verifica, irritaria muitos cientistas, incluindo o especialista solar Dr. Dave Williams, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Passei quase toda a minha vida adulta estudando o Sol, disse ele à IFLScience. “O Sol nascendo e se pondo em uma Terra plana é basicamente impossível de ser explicado pela física conhecida. O Sol nunca se ajusta”. Logo, isso, segundo ele, ainda significaria que os dias seriam eternos, considerando que não existiram movimentos de rotação.

O que aconteceria com os animais?

É difícil saber exatamente como os animais – particularmente os migratórios – reagiriam a uma Terra repentinamente plana. A falta de estações, juntamente com as repentinas mudanças de posição de muitas das massas terrestres, certamente confundiria muitas espécies, que inevitavelmente morreriam – principalmente de fome.

No entanto, em uma Terra plana, algumas barreiras cairiam. Por exemplo, os animais poderiam se mover mais facilmente, juntamente com os micróbios.

“Quando vemos a migração desses vetores em pequena escala, podemos pensar em surtos catastróficos de doença”, disse Libberton. “Uma Terra repentinamente plana permitiria que isso acontecesse em uma escala maior e em vários lugares ao mesmo tempo. Seria como se cada cidade do mundo estrelasse em seu próprio filme de pandemia”.

Isso também poderia nos custar todo um ecossistema, o que é especialmente ruim uma vez que confiamos nestes para a produção de nitrogênio, carbono e oxigênio, segundo Libberton.

E quanto ao clima?

Certamente, a mudança na forma da Terra causaria nada menos do que um pandemônio meteorológico. “A situação é bastante difícil de pensar, pois há muitas maneiras pelas quais a Terra plana poderia ser orientada em relação ao Sol e, como esperado, todos os cenários que pensávamos tinham problemas”, afirmaram os especialistas do Instituto Meteorológico da Finlândia.

Eles concordaram ainda que, se não houvesse atmosfera, não haveria clima. “As estações são causadas pelo eixo inclinado da Terra, então, num cenário plano, não haveria temporadas”.

Até mesmo a distinção entre dia e a noite seria confusa. Os especialistas assumem que a Terra plana giraria como uma moeda em uma mesa, o que significa que a parte de baixo do mundo seria mais quente durante o dia e fria durante à noite. Esta enorme diferença de aquecimento desencadeia o aparecimento de ventos noturnos notáveis, certamente pouco agradáveis.

“Neste cenário, o Sol seria um tipo de fonte de luz semelhante à da lanterna elétrica e traria luz e aqueceria o planeta em um padrão rotativo para tornar possível o dia e a noite”, sugeriram. “Assim, pensamos que a Terra não giraria e, portanto, não haveria efeito Coriolis. Isso significaria que os furacões não seriam possíveis, ou pelo menos seriam extremamente raros”.

Pelo lado bom, o clima regional seria mais calmo sem o efeito de Coriolis. Logo, um dia normal provavelmente seria como um dia ensolarado de verão, que todos apreciariam. Embora isso seja adorável, talvez seja melhor apenas aceitar que a Terra é esférica, concluíram os especialistas. Isso tornaria as coisas muito mais fáceis!.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / Canal Tech

Jornal Ciência