Stephen Hawking adverte que robôs poderiam ser o maior desastre da humanidade

de Merelyn Cerqueira 0

Stephen Hawking, renomado físico teórico, mais uma vez advertiu que a inteligência artificial poderia ser um grande erro.

Falando durante a inauguração do Leverhulme Centre for the Future of Intelligence, em Cambridge, Inglaterra, ele disse que os robôs poderiam desenvolver vontade própria, entrando em conflito com a da humanidade. Anunciou ainda os perigos que as poderosas armas autônomas poderiam representar, incluindo novas formas de opressão social. Assim, o cientista sugeriu que mais pesquisas na área fossem feitas para evitar os riscos, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

Segundo Hawking, todas as grandes conquistas da civilização, que incluem a dominação do fogo, cultivo de alimentos e compreensão do cosmos, são creditadas à inteligência humana. “Eu acredito que não exista uma diferença profunda entre o que pode ser alcançado pelo cérebro biológico e o que pode ser alcançado por um computador”, disse.

Isso significaria que os computadores, em teoria, poderiam emular a inteligência humana e até mesmo ultrapassá-la, pois a IA progrediu muito rapidamente – uma vez que recebeu enormes investimentos.

O físico advertiu que os benefícios potenciais foram excelentes para a revolução tecnológica, ajudando até mesmo a desfazer alguns dos danos causados pela industrialização. “Em suma, o sucesso na criação da IA pode ser o maior evento da nossa civilização”, disse. “Mas, também pode ser o último, a menos que aprendamos a evitar os riscos”.

Muito além dos benefícios, ele sugeriu que ela também poderia trazer perigos, como armas autônomas poderosas, novas formas de opressão social e grandes perturbações para a economia. Além disso, no futuro, a inteligência artificial poderia passar a ter vontade própria – “e uma que estará em conflito com a nossa”.

Ele ainda avisou que a IA será a melhor e pior coisa que já aconteceu com a humanidade. “É por isso que, em 2014, eu e outros cientistas pedimos que mais pesquisas fossem feitas na área, e estou muito feliz que tenham me ouvido”.

O recém-inaugurado Leverhulme Centre for the Future of Intelligence terá o objetivo de explorar as implicações do rápido desenvolvimento da IA. De acordo com Hawking, o trabalho que será feito pelo centro será crucial para a futuro de nossa civilização e espécie.

Robôs em campos de batalha?

Em um relatório feito pela Human Rights Watch e pelo departamento de Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade de Harvard, lançado em uma reunião da ONU em Genebra, pesquisadores sugeriram que os seres humanos mantivessem o controle sobre todos os sistemas de armas, em um momento caracterizado por eles como de rápido avanço tecnológico. Eles pediram que fosse mantido o controle sobre funções críticas durante combates, incluindo a seleção de alvos, a fim de respeitar os direitos internacionais de todos os combatentes.

Segundo eles, há muito que máquinas são utilizadas como instrumentos de guerra, no entanto, os seres humanos têm dirigido a forma como são usadas. Agora há uma ameaça real de que as pessoas estejam prontas para renunciar esse controle e delegar as decisões de vida e morte aos robôs.

Por outro lado, há quem argumente que o uso de robôs em campos de batalha poderia, na verdade, ajudar a salvar vidas e que a uma “corrida armamentista global” é praticamente inevitável.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / 

Jornal Ciência