“Temo não ser bem-vindo na América de Trump”, diz o professor Stephen Hawking

de Julia Moretto 0

O professor Stephen Hawking diz que teme não ser bem-vindo na América de Donald Trump. O físico e cosmólogo, de 75 anos, afirmou que os Estados Unidos se tornaram mais “autoritários”.

 

Seus pontos de vista vieram em uma entrevista de grande alcance com Piers Morgan no Good Morning Britain da ITV, em que o professor Hawking também criticou o líder do Partido Trabalhista Jeremy Corbyn e alertou contra um chamado “Brexit duro”.

 

Comentando a eleição dos EUA, o professor Hawking disse: “A reação à eleição de Donald Trump pode ter sido exagerada, mas representa um balanço definitivo para uma abordagem de direita, mais autoritária”.  A vida cotidiana nos Estados Unidos continua a mesma. Tenho muitos amigos e colegas lá, e ainda é um lugar que eu gosto e admiro de muitas maneiras. Eu gostaria de visitar novamente, e falar com outros cientistas. Mas temo que não seja bem-vindo”, completou.

 

Professor Hawking também disse que “as pessoas que se gabam sobre o seu QI são perdedores”. Morgan disse que o comentário foi uma possível “alfinetada”a Trump, que já afirmou que seu QI é “um dos mais altos”O professor Hawking alertou contra os possíveis movimentos nos EUA para forçar cientistas do governo a obter aprovação da Casa Branca, dizendo que isso poderia ter um “efeito assustador sobre a Ciência”.

 

Ele pediu a Donald Trump para se livrar de Scott Pruitt, o homem que ele instalou na Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Pruitt disse na semana passada que não acredita que o dióxido de carbono seja o principal contribuinte para o aquecimento global. 

 

Eu não acredito que haverá muita chance do Partido do Trabalho ganhar uma eleição.Ele não aparece como um líder forte, e permitiu que a mídia o retratasse como um extremista de esquerda, o que ele não é. Não é bom ter os princípios certos se você nunca chegar ao poder”, disse. “Vou continuar a votar no Partido do Trabalho, é o partido que importa”, acrescentou.

 

Host Piers Morgan também questionou o professor Hawking sobre Brexit.O cientista, que se opôs à saída da UE, disse que se a decisão do referendo deve ser implementada e “não deve ser um Brexit difícil como a direita do partido conservador quer”. Isso nos deixaria isolados”, disse ele. “Em vez disso, devemos manter o maior número possível de ligações com a Europa e com o resto do mundo, especialmente com a China”.

 

Professor Hawking também revelou que ele está planejando viajar para o espaço na Virgin Galactic de Sir Richard Branson. “Pensei que ninguém me levaria, mas Richard Branson me ofereceu um lugar na Virgin Galactic, e eu disse que sim imediatamente”.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência