Se você sentir esses sintomas corra para o hospital. Você está tendo um derrame!

de Julia Moretto 0

Infelizmente o derrame cerebral, também conhecido como AVC (Acidente Vascular Cerebral) é mais comum do que pensamos. Você certamente conhece alguém que já sofreu com esse problema.

 

A condição nada mais é do que quando uma parte do cérebro tem um enfarto – muitas vezes devido a uma falha na circulação sanguínea. Como o tratamento só é eficaz caso seja identificado nas primeiras horas do infarto cerebral, o atendimento rápido é essencial.  Como os indícios prévios do derrame podem passar despercebidos, é importante observar o conjunto deles. Por isso, separamos 6 sinais clássicos de AVC. Ao senti-los procure um posto médico o mais rápido possível.

 

Fraqueza 

sintomas-de-derrame_1

Normalmente, a falta de força ocorre em uma perna, em um braço ou em uma perna e um braço de apenas um lado. Não é comum em casos de AVC a fraqueza aparecer nos dois lados do corpo. É comum sentir dormência, formigamento ou sensações de picadas. É importante realizar o “teste da perda motora”. Para isso, levante os braços e os mantenha na altura dos ombros (posição de múmia ou sonâmbulo). Caso um dos braços comece a cair involuntariamente, você pode estar sofrendo de fraqueza motora.

 

Paralisia

 

sintomas-de-derrame_2

Outro sinal comum é o desvio da boca na direção contrária ao lado do corpo que está paralisado. Como em alguns casos, esse indício é sutil e pode passar despercebido, é importante realizar o teste: peça para a pessoa sorrir e note a simetria de seus pontos.

 

Dificuldade na fala

sintomas-de-derrame_3

Pacientes que estão sofrendo de AVC podem apresentar diversos distúrbios que se caracterizam pela dificuldade em falar. As mudanças mais comuns são a afasia e a disartria.

 

Na afasia, a pessoa tem dificuldade de falar normalmente, já que não consegue nomear objetos, coisas, cores e nomes. Já na disartria, a pessoa encontra dificuldade em articular palavras. Ela consegue entender o que escuta, mas não consegue mover os músculos da fala.

 

Locomoção

sintomas-de-derrame_4

Essa dificuldade pode vir acompanhada de desequilíbrios, diminuição da força em uma das pernas ou alteração na coordenação motora.

 

Neste último caso, a pessoa mantém a força dos membros inferiores, mas caminha de maneira descoordenada. O que pode acontecer é a pessoa se sentir tonta ou sem equilíbrio ao andar. Ela também pode não conseguir se manter em pé e cair caso não tenha apoio.

 

Desorientação

sintomas-de-derrame_5

Confusão durante a fala pode ocorrer por desorientação e confusão mental. A pessoa que está sofrendo dessa complicação pode ter dificuldade de dizer até mesmo o ano e o mês que estamos. Esse sintoma é comum em quadros de AVC em idosos.

 

Visão

sintomas-de-derrame_6

Outros sintomas de derrame são problemas de visão, como visão dupla, borrada ou a perda de visão em um olho. Diversas pessoas acreditam que esses sintomas estão associados a estresse, fadiga ou idade. Porém, quando há um bloqueio no vaso sanguíneo, pode ocorrer uma redução no nível de oxigênio que chega no olho, provocando problemas de visão.

[ Fonte: Diário de Biologia ]

[ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência