TOP 9 sinais sutis que podem indicar câncer nos ossos. Fique atento!

de Merelyn Cerqueira 0

Estima-se que aproximadamente 3.010 adultos serão diagnosticados com câncer ósseo ainda este ano, sendo que mais de 1.400 deles morrerão em razão da doença, de acordo com informações da Active Beat.

Embora existam diversas formas deste tipo de câncer, os mais comuns incluem o câncer primário – que ocorre quando um tumor cresce dentro de um dos ossos – e o secundário – causado quando as células cancerosas se espalham de outra parte do corpo para os ossos adjacentes.

Um dos aspectos mais preocupantes dessa condição é que os pacientes, muitas das vezes, não percebem que têm o problema até que seja tarde demais.

Na lista abaixo, você confere alguns dos sinais mais sutis que podem indicar a presença do câncer.

1 – Dor nos ossos

homem-com-dor-nas-costas-thinkstock

A dor crônica é muito comum para aqueles com câncer nos ossos. Quando contínua, ela pode ser resultante do crescimento de um tumor, esteja este no interior do osso ou articulações afetadas. Basicamente, a dor é causada pela pressão desse tumor a um órgão ou nervo próximo.

2 – Inflamações

O câncer de osso primário é resultado do enraizamento de um tumor (tecido anormal) dentro de um osso.

Conforme cresce, esse tumor vem acompanhado de efeitos inflamatórios, muitas vezes resultando em inchaço e sensibilidade dentro e próximo da área afetada pelo câncer.

3 – Fraturas

Os ossos que possuem tumores enraizados muitas das vezes se tornam fracos conforme o câncer evolui. Essa deterioração pode resultar em um número maior de fraturas, que ocorrem por simples traumas ou pressões.

Por exemplo, apenas ficar de pé ou pressionar um osso afetado pode causar a quebra. Ainda, como os tumores podem se espalhar, os ossos próximos também se tornam fracos e passíveis de serem facilmente fraturados.

4 – Perda de peso repentina e inexplicável

perder-peso_01

Perda de peso não intencional e que não resulta de estresse, mudanças na dieta ou exercícios físicos pode ser um sinal precoce de câncer ósseo. Você também pode notar esse emagrecimento repentino junto a problemas como apetite reduzido e constipação.

5 – Fadiga

Fadiga física ou emocional repentina também podem ser indicativos de problemas subjacentes, como o câncer ósseo. Indivíduos nesta situação sofrem de cansaço contínuo e duradouro que não melhora com repouso.

6 – Anemia

A presença da anemia também pode sinalizar uma condição de saúde subjacente, como o câncer ósseo. Ela pode ocorrer quando o corpo produz glóbulos brancos em excesso para combater uma doença (neste caso, o câncer), resultando na redução da produção saudável de glóbulos vermelhos.

7 – Perda de apetite

Conforme um tumor canceroso cresce e se espalha,o corpo vai se esgotando, resultando em diminuição da energia e apetite.

Muitos pacientes com câncer acabam perdendo o desejo de comer, porque os alimentos já não cheiram ou possuem os mesmos sabores.

As células cancerosas do corpo absorvem os nutrientes dos alimentos, deixando pouco para que as células saudáveis produzam energia.

8 – Insônia

dormir-com-os-pes-para-fora_01

A insônia é um dos sintomas mais reveladores de câncer ósseo. Devido às dores e desconforto, os pacientes sentem dificuldades para dormir.

Durante a noite, essas dores são agravadas devido à presença de tumores ou inchaço que são pressionados de forma desconfortável sobre as articulações e órgãos circundantes.

9 – Infecções frequentes

A presença do câncer faz com que o corpo aumente a produção de glóbulos brancos, a fim de combater o invasor. Ao fazê-lo, o organismo fica propenso a enfrentar febre, rigidez muscular e alguns sintomas gripais que podem deixar a pessoa mais suscetível a infecções e outras doenças devido à imunidade baixa.

Tratamentos

Os tratamentos para o câncer ósseo são sempre baseados no tamanho e localização do tumor no paciente.

Eles também dependem do fato de o câncer ter se espalhado ou não do osso afetado para qualquer outro tecido circundante.

Os procedimentos mais comuns incluem uma combinação de cirurgia para remover o tumor, quimioterapia para prevenir e destruir as células cancerosas de se espalharem ou crescerem novamente, bem como a radioterapia, que é administrada localmente por meio de raios de alta energia para limpar as células cancerosas e impedi-las de crescer.

Fonte: Active Beat Fotos: Reprodução / Active Beat

Jornal Ciência