Se um astronauta tirar o capacete no espaço, o que acontece?

de Gustavo Teixera 0

Em muitos filmes de ficção científica e desenhos animados, podemos ver astronautas que tiram normalmente seu capacete bem como o traje espacial sem nenhuma consequência grave.

Como sabemos, filmes e desenhos muitas vezes não condizem com a realidade e nesse caso não é diferente: o que poderia acontecer é bem grave.

Se um astronauta tirasse o capacete no espaço, em primeiro lugar, todo o ar de seus pulmões sairia com mais força do que um espirro. Os alvéolos pulmonares seriam rasgados durante esse processo o que causaria muita dor. Alguns segundos depois, o astronauta começaria a sentir os efeitos da anóxia, que é a total falta de oxigênio nas células. Em 1965, a NASA fez um experimento e expôs cem cães ao vácuo, descobrindo que seus intestinos foram esvaziados no momento da exposição, o que poderia acontecer com humanos também.

Então o astronauta perceberia que suas narinas estão muito secas e sua saliva, muito quente. Como explica a lei de Boyle, quando a pressão diminui, o volume aumenta, mas no vácuo não há pressão, fazendo com que que toda a água do corpo entre em ebulição, mesmo que a temperatura não suba.

Outra coisa que ocorre é que o corpo todo começa a inchar, cansando uma dor extremamente forte. Mas não, a pessoa não irá explodir. O corpo incha até que a tensão da pele seja igualada com a pressão externa. O sistema circulatório é um circuito fechado, de modo que quando diminui a pressão sanguínea porque os vasos sanguíneos se expandem, o sangue das veias literalmente ferve. Agora que isso aconteceu, as bolhas de gás nas artérias do astronauta podem bloquear a circulação sanguínea, o que é fatal de muitas maneiras diferentes.

Já no caso de o astronauta tirar sua roupa espacial, ficaria exposto à luz de uma estrela, e no espaço há radiação cósmica de todos os tipos, mas se ele estiver sob a luz Sol, queimará imediatamente. O cenário oposto não é animador também: se o astronauta estiver exposto à luz solar, ele provavelmente estará em uma temperatura centenas de graus abaixo de zero.

Mas, após ficar apenas 15 segundos sem o capacete e passar por este processo de dor extrema, como o sangue estaria sem oxigênio, o astronauta ficaria inconsciente. Seu coração bateria por cerca de 3 minutos, o que daria uma chance de ele ser resgatado e sobreviver a esse incidente. Sem dúvidas, seria muito difícil alguém sair vivo dessa

[ Gizmodo ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência