Quem sente mais frio: homens ou mulheres?

de Julia Moretto 0

Durante tempos a questão foi especulada por cientistas: frio tem a ver com o sexo? Para alguns estudiosos, os homens, em geral, têm maior tolerância ao frio devido a uma maior proporção de massa corporal para área da superfície, de mais músculos gerando calor e de um metabolismo mais elevado. Porém, para a Ciência, a ideia não é assim tão clara.

De acordo com um estudo publicado na revista The Lancet, 219 voluntários de idades distintas participaram de uma pesquisa para esclarecer a questão. No estudo, os voluntários do sexo feminino tiveram temperaturas corpóreas mais altas (36,56 graus Celsius contra 36,33°C nos homens). Porém nas mãos, a temperatura era mais baixa (30,67 graus versus 32,22 graus). Esse resultado significa que as mulheres possuem uma capacidade maior de conservar o calor do corpo e proteger os órgãos vitais. Já o menor fluxo de sangue nas extremidades significa uma sensação maior de frio.

Porém, em estudos que colocaram homens e mulheres em água fria, constatou-se que a reação do corpo depende do tamanho e da gordura corporal. Por isso, uma mulher e um homem com a mesma quantidade de gordura corporal não apresentam respostas diferentes a esses estímulos. Outros estudos afirmam que a sensação de frio para as mulheres varia de acordo com o ciclo menstrual. Mas essa teoria ainda está sendo discutida.

Muitos fatores podem ser levados em consideração sobre o que pode influenciar na temperatura do corpo. Dieta, níveis de atividade, ondas de calor na menopausa, tabagismo e até mesmo o sono, podem ser fatores significativos, porém nenhum pode ser considerado determinante. Por esse motivo, a pesquisa não mostrou de forma clara se o sexo pode ou não influenciar na tolerância ao frio.

[ The New York Times ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay / Pexels ]

Jornal Ciência