Mulher tem reação alérgica gravíssima ao frio, ficando em risco nas mudanças de temperatura

de Bruno Rizzato 0

Jen Ferguson, de 37 anos, da Inglaterra, tem uma rara condição que a torna alérgica ao frio.

Uma simples friagem pode causar uma grave reação alérgica na mulher. Mãe de dois filhos, ela sofre de urticária crônica, que causa o aparecimento de manchas que coçam por todo o corpo quando ela sente muito frio, mudanças bruscas de temperatura ou muita emoção. Sua garganta também incha, podendo interromper sua respiração.

Desde que foi diagnosticada com a condição, em janeiro de 2015, teve que largar o trabalho como professora de escola primária, após repetidas reações alérgicas. Sair de casa é um risco para Jen, precisando usar bastante roupa para se manter aquecida. Fora isso, ela precisa sempre controlar sua temperatura para prevenir crises.

A urticária crônica pode afetar mais de 630.000 pessoas só no Reino Unido. As equimoses aparecem quando as células liberam histamina na corrente sanguínea, como resultado de um alérgeno. Na maioria das pessoas com a doença, as manchas aparecem após influências externas, como o frio, calor, exercício ou estresse. Outros influenciadores podem incluir medicamentos, analgésicos, picadas de insetos, arranhões, luz solar, álcool, alimentos e aditivos.

“Quando uma reação começa, minha pele começa a ficar mais quente, então meus lábios e orelhas começam a inchar e minha coceira é tão grande que eu me arranho ao ponto de causar sangramento. Eu também tenho inchaço das pálpebras, lábios, face e garganta”, relatou Jen. Até mesmo tarefas simples, como lavar roupa, podem representar um risco. Ela também não pode tomar bebidas quentes ou geladas, porque poderia desencadear uma reação.

alergia-ao-frio_01

De acordo com o Dr. Clive Grattan, um dermatologista do Hospital da Universidade Norfolk & Norwich, que cuidou de Ferguson, a urticária em reação ao frio é uma apresentação incomum, acontecendo pelo arrefecimento da pele. “A causa é desconhecida, mas os sintomas de coceira e inchaço são influenciados pela histamina, liberada de mastócitos na pele após a exposição ao frio. Pegar vento frio ou segurar um pacote de alimentos congelados, por exemplo, pode desencadear sintomas em uma pessoa suscetível. Os anti-histamínicos constituem o principal tratamento até a condição melhorar naturalmente ao longo de meses ou anos”.

Maureen Jenkins, porta-voz do instituto Allergy UK, disse: “Aqueles com urticária crônica podem desenvolver uma erupção vermelha que coça, podendo estar associada a uma sensação de queimação ou dor, com inchaço nos tecidos profundos, chamados angioedemas. Estes ramos são causados pelo organismo que libera histamina na pele. A urticária crônica pode durar mais de seis semanas, mas alguns podem sofrer por muitos anos, às vezes pode por toda a vida”.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência