Por que seu iPhone pode parar de funcionar quando estiver muito frio?

de Bruno Rizzato 0

Muitas pessoas relataram problemas na bateria do iPhone, da empresa Apple, quando a temperatura está muito baixa. Mesmo que a carga da bateria esteja cheia, ela pode descarregar repentinamente. Mas afinal, por que isso acontece?

Todos os iPhones usam um tipo de bateria chamada lítio-íon (por vezes abreviada para Li-ion). Esta tecnologia de bateria é a mais comum nos dispositivos recarregáveis. As baterias Li-ion têm algumas vantagens, como a carga rápida e não precisar esperar toda sua descarga para recarregar. Porém, as temperaturas muito baixas são seu ponto fraco.

Segundo a Battery University, nos EUA, a temperatura fria “aumenta a resistência interna e diminui a capacidade de carga de uma bateria de Li-ion”. Os pesquisadores acreditam que a -18 graus Celsius, por exemplo, uma Li-ion só pode entregar 50% de sua capacidade.

Em países tropicais, como o Brasil, onde as temperaturas normalmente não vão abaixo de 0 graus Celsius, o problema pode não interferir em nada. Mas no último inverno europeu, por exemplo, a bateria de um iPhone esquecido do lado de fora da casa diminuiu sua carga em 14%, em apenas 30 minutos, enquanto que a de um smartphone de outra marca caiu apenas 1%. A Apple especifica que as suas baterias funcionam melhor entre as temperaturas de 0 a 35 graus Celsius.

Como o medidor de bateria é calibrado assumindo as temperaturas mais quentes, a capacidade reduzida no frio pode causar uma leitura não confiável. Esta é uma das razões pelas quais um telefone em temperatura abaixo de 0 ºC pode descarregar por completo enquanto ainda mostra 30% de carga.

Em países de inverno rigoroso, o melhor a fazer é manter o telefone protegido enquanto estiver muito frio. Em suma, o ideal é mantê-lo aquecido, evitando exposição ao ar frio. Caso seja necessário sair, guardá-lo no bolso de um casaco quente é a melhor solução.

Fonte: Getorchard Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência