Bronquiolite: a doença que vem assustando pais em todo o Brasil e lotando UTIs infantis durante o inverno

de Merelyn Cerqueira 0

A bronquiolite viral é considerada uma inflamação dos menores tubos existentes dentro dos pulmões, responsáveis por levar o ar aos alvéolos, onde ocorre a troca de oxigênio por gás carbônico.

Surtos da doença foram registrados no Brasil especialmente nos meses do outono e inverno, principalmente em crianças de até dois anos de idade.

Com informações da BBC Brasil. O principal responsável pela doença é o chamado Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pode causar sintomas de uma gripe leve até quadros mais graves, como dificuldade respiratória. 

De acordo com o pediatra e pneumologista Marcus Jones, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que já comandou vários estudos sobre o VSR, trata-se de um vírus muito comum.

bronqeoite-1

“Para você ter uma ideia, 100% das crianças vão ter VSR até os dois anos de idade. A maioria não fica tão doente como se imagina vendo as notícias”, disse ele à BBC. “Geralmente é uma doença muito leve. A criança tem coriza (nariz escorrendo) e um pouco de chiado no peito, mas fica bem em sete a 14 dias. Mas cerca de 2% delas têm dificuldade de respirar e precisam ser hospitalizadas”.

Segundo o Ministério da Saúde, a bronquiolite não é exatamente uma doença de notificação obrigatória. Como grande parte dos casos não chegam a ser graves, exames para identificar o vírus não são fáceis de ser encontrados na maioria dos hospitais.

Logo, é de se esperar que as secretarias municipais e estaduais do país não tenham dados concretos sobre o número de internações.

“Um ano com uma explosão de casos geralmente se segue após um ano com números menores, e assim por diante”, explicou o pediatra Paulo Augusto Moreira Camargos, presidente do Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) à BBC.

“É possível prever que no ano que vem os casos não serão tão numerosos como agora. Esse vírus é conhecido dos pediatras há décadas, e estamos acostumados com essa oscilação”. 

“Nos serviços de urgência há mais crianças com bronquiolite viral aguda agora do que tinha em janeiro e vai ter muito mais do que em outubro ou setembro”, acrescentou.

“Isso não é um alerta, é absolutamente previsível e não foge àquilo que se esperava”.

 bronqeoite-2

Contudo, o hospital infantil Sabará, em São Paulo, afirmou ter notado duas diferenças esse ano em relação aos anteriores. Primeiro, os casos começaram a aparecer mais cedo. Segundo ele,também têm se tornado cada vez mais graves.

O hospital contou à BBC que ainda está estudando os possíveis fatores que estão resultando no aumento dessa gravidade. 

De acordo com Camargos, o VSR é responsável por cerca de 60% dos casos de bronquiolite aguda em crianças.

No entanto, pelo menos outros dez vírus podem causar a mesma doença, embora os tratamentos sejam iguais, dependo apenas da gravidade de cada caso.

Porém, o pediatra assume que a falta de dados sobre o vírus dificulta a compreensão. Segundo ele, os sistemas de saúde públicos e privados no Brasil deveriam estar mais bem equipados para identificar esse tipo de vírus. 

Dados mais recentes sobre o problema, fornecidos pelo Ministério da Saúde, sugerem que o país registrou cerca de 314 mortes por VSR apenas em 2015.

Fonte: BBC Fotos: Reprodução / BBC / Wikimedia

Jornal Ciência