Qual o melhor lugar para conservar os ovos?

de Julia Moretto 0

Onde você guarda os ovos de galinha? Há diversas pessoas que dizem guardar o alimento na geladeira é melhor, já outras pessoas optam pela temperatura ambiente.

 

Para descobrir o melhor local, o Daily Mail realizou uma pesquisa específica. Antes de responder, vamos analisar algumas coisas: se você tem o costume de guardá-los na geladeira, deixa o alimento no compartimento específico?

 

De acordo com o British Egg Information Service, instituto de pesquisa especializado, esse é o melhor local para preservar os ovos. Os especialistas da Bristol University’s School of Veterinary Science, Rosamund Baird e Janet Corry, também concordam com essa ideia.

ovos_02

De acordo com os especialistas, caso os ovos estejam contaminados com salmonela, por exemplo, a temperatura ambiente pode fazer com que as bactérias se multipliquem. É impossível descobrir qual animal está contaminado, pois não há mudança de cor, cheiro ou consistência. Por outro lado, segundo as pessoas que defendem deixar o alimento em temperatura ambiente, os ovos na geladeira ficam sem sabor e estragam as receitas.

 

Na opinião de Tim Hayward, apresentador de um programa de rádio na BBC, o ovo fresco dura cerca de uma semana em temperatura ambiente. O British Egg Information Service contesta essa ideia com uma importante informação: os ovos precisam estar constantemente em uma temperatura de 20º C. Essa temperatura é mantida nos supermercados, devido ao uso do ar-condicionado.

 

O Daily Mail realizou um teste com dois mil ovos que foram submetidos a diferentes temperaturas, no período de um mês para descobrir se a qualidade era mantida. No teste, um lote foi mantido em temperatura ambiente e outro na geladeira a uma temperatura de 6º C. Os especialistas analisaram se havia presença de bactérias, como E.coli, Staphylococcus aureus, Salmonella, Listeria,entre outras.

 

O resultado da pesquisa foi que não houve diferença entre os dois lotes – o que foi mantido na geladeira e o que ficou em temperatura ambiente. Nenhum sofreu com bactérias. Não existe vantagem alguma em manter os ovos refrigerados”, disse o diretor da FoodTest, que realizou o experimento. A única ressalva é que os testes foram realizados em um país com clima mais ameno.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Pixabay

Jornal Ciência