“Bolsas pretas” vindas do mar foram encontradas nos EUA. O que é isso?

de Merelyn Cerqueira 0

Moradores da região costeira da Carolina do Norte, nos EUA, recentemente ficaram intrigados pelo aparecimento de pequenas e estranhas bolsas pretas com aparência de couro em suas praias.

Apesar de a princípio terem sido confundidas com a poluição de plásticos que afeta os oceanos, autoridades locais confirmaram se tratar de ovos de raias, segundo informações oficiais divulgadas à imprensa.

Em um posto no Facebook, as autoridades de Cape Hatteras National Seashore afirmaram que as estranhas bolsas eram ovos de uma espécie chamada Raja binoculata, um peixe (sim, apesar do que muitos pensam, as raias são peixes) da família dos tubarões que pode ser encontrada nas praias do Canadá e EUA.


“As chamadas bolsas de couro servem como um saco de ovos e tipicamente são presas a uma alga ou outro objeto estacionário na água. Na maioria das vezes, esses sacos de ovos são levados para as praias, uma vez que as raias filhotes já saíram”escreveram. 


Algumas espécies de tubarão, raias e quimeras produzem carcaças de ovos com aparência de bolsa de couro. Estas, no entanto, são feitas de colágeno, principal proteína estrutural no tecido conjuntivo animal, que compõe tendões, ligamentos e pele.

No caso da Raja binoculata, normalmente, cada um dos sacos contém um único embrião, enquanto que os maiores podem conter até sete.

Os “chifres” observados em uma das extremidades do saco são na verdade pequenas fendas que servem para extrair oxigênio da água, permitindo que o embrião respire.

As autoridades aconselharam as pessoas a não tocarem nos invólucros quando estes forem encontrados na água ou ancorados a algas marinhas, uma vez que nestas condições podem ainda estar guardando embriões – e devem ser devolvidos ao mar.

Os vazios, por outro lado, encontrados na areia, estão liberados para coleta.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência