A cada pesquisa, novas evidências aparecem sobre os ovos. Uma vez visto como o principal culpado do colesterol elevado e doenças cardiovasculares, a ciência tem encontrado pouca evidência para essa acusação. 

Mas, uma nova avaliação publicada no Journal of the American College of Nutrition sugere que os ovos podem ajudar a diminuir o risco de acidente vascular cerebral. Os investigadores analisaram 7 estudos semelhantes sobre os efeitos do consumo de ovos na saúde cardiovascular. 

Assim como os resultados anteriores, eles não encontraram nenhuma ligação entre o alimento e a doença cardíaca coronária ou doença cardiovascular em geral. No entanto, o consumo de até um ovo por dia foi associado a um risco 12 por cento menor de Acidente Vascular Cerebral. 

Embora os resultados não sejam capazes de determinar por que os ovos parecem ter essa capacidade, há algumas explicações possíveis, oferecidas pelo principal autor Dr. Dominik Alexander, um pesquisador do Instituto EpidStat, em Ann Arbor, Michigan.

Os ovos têm muitos atributos nutricionais positivos, incluindo antioxidantes, que mostram reduzir estresse oxidativo e inflamação“, disse Alexander em uma declaração emitida pela Egg Nutrition Center. “Eles também são uma excelente fonte de proteína, o que tem sido relacionado a baixar a pressão arterial“, completou.

Serão necessárias mais pesquisas para descobrir quais aspectos do ovo podem ser responsáveis. No ano passado, o Dietary Guidelines for Americans removeu todos os limites recomendados sobre o colesterol dietético. Os ovos também foram apontados como alimentos nutricionalmente densos, ou seja, ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que podem ter efeitos positivos.

Outros estudos mostraram que ao combinar os ovos com uma mistura saudável de vegetais é possível aumentar a capacidade de absorção de outros antioxidantes como carotenoides.

[ Fonte: Medical Daily ]

[ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência