Jornal Ciência no seu WhatsApp

 

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número. Você receberá primeiro as notícias do Jornal Ciência em seu celular.

Himalaia: Conheça o lago Cuo Womo, o lugar mais azul do mundo

de Merelyn Cerqueira 0

Nosso planeta pode até tentar esconder algumas belezas naturais, mas, quando elas são descobertas, nos proporcionam belíssimas imagens capazes de deixar qualquer um impressionado. 

A foto foi clicada diretamente da Estação Espacial Internacional pelo astronauta norte americano, Scott Kelly, e publicada através de sua conta pessoal no Twitter. Nela ela registra a beleza azul do lago congelado Cuo Womo, (ou Co Ogma), localizado no nordeste do Himalaia.

O formato do lago e as cores tão vibrantes, nos fazem pensar que poderia ser algum truque de Photoshop, só que o lugar é verdadeiramente assim. Isso porque a forma do lago – que possui cerca de sete quilômetros quadrados e se encontra a 4.970 metros de altitude acima do nível do mar numa região praticamente despovoada do Tibete – permite que ele receba radiações solares e conserve essa cor azul brilhante.

Por não chover muito naquela área (cerca de 300 litros por metro quadrado) é através do escoamento da água das montanhas ao redor, que ele se mantém cheio. Além disso, a temperatura fria (média anual de 2°C) ajuda na conservação dessa água.

[ BBC / Gizmodo ] [ Foto: Reprodução / NASA / Scott Kelly ]

Jornal Ciência