Gorila é executado a tiros após menino de 4 anos cair dentro de sua jaula em um zoológico nos EUA

de Merelyn Cerqueira 0

Um gorila de pouco mais de 180 quilos e 17 anos de idade, chamado Harambe, foi morto a tiros por funcionários de um zoológico em Cincinnati, nos Estados Unidos, após um menino de quatro anos de idade, cair dentro de sua jaula.

Segundo os visitantes que estavam presente no dia do ocorrido, o menino pediu à mãe que o deixasse entrar no espaço do primata. Após a negativa ele rastejou pelo corrimão e acabou caindo dentro do fosso da jaula. Logo, Harambe arrastou a criança para perto da água e o “protegeu” por cerca de 10 minutos.

No entanto, uma equipe de resgate do zoológico, ao invés de tranquilizar o animal, decidiu que seria melhor matá-lo. Em consequência disso, uma série de protestos foram feitos no Facebook, em que as pessoas criticavam a negligência dos pais e chamavam o caso de “homicídio”.

crianca-cai-jaula-de-gorila-em-Cincinnati-EUA_01

Posteriormente, um vídeo foi publicado revelando os últimos momentos de Harambe com o menino. De acordo com uma das testemunhas, o animal estava claramente tentando protegê-lo e o pânico dos visitantes poderia ter agravado essa situação.

A criança foi levada com alguns ferimentos para o hospital, mas nada que colocasse sua vida em risco. O animal, no entanto, teve um destino diferente. Segundo o diretor Thane Maynard, que comandou a equipe de salvamento, “foi feita uma escolha difícil, mas a escolha certa porque salvou a vida do menino”.

Contudo, essa decisão criou polêmicas nas redes sociais e uma página que já conta com milhares de membros, chamada “Justice for Harambe”, protesta pela decisão do zoológico, a qual consideraram desnecessária.

Segundo informações do Mail Online, apesar de algumas pessoas afirmarem que Harambe parecia estar guardando e defendendo o menino, as imagens de vídeo também mostraram que o animal o arrastou para a água. De acordo com Maynard, o gorila não pareceu estar atacando, mas por ser um animal extremamente forte, certamente a vida da criança estava em risco. Ainda, de acordo com um relatório dos bombeiros, o gorila “violentamente arrastou e jogou a criança, que estava entre suas pernas no momento em que foi baleado”.

O zoológico afirmou que essa é a primeira vez que um caso assim acontece e que estão sensibilizados pela morte no animal. A espécie em questão, chamada Gorilla gorilla gorila, uma subespécie do gorila do ocidente, de acordo com a WWF, está criticamente ameaçada de extinção. 

 

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência