Golfinho encalhado é salvo por voluntários após ser “vestido” com roupas molhadas

de Merelyn Cerqueira 0

Lorena Culloch, de 38 anos e seu amigo Mike Roberts, estavam dirigindo para casa após uma sessão fotográfica que envolviam algumas orcas da costa de Aberdeen, na Escócia, quando avistaram algo a distância.

Após notar que se tratava de um golfinho encalhado e coberto de queimaduras e bolhas, o casal chamou às pressas os serviços de apoio aos animais. Logo, voluntários da Sociedade Protetora dos Animais (SPCA), e Mergulhadores da Marinha Britânica de Resgate vieram salvar a vida do mamífero, que foi apelidado de Spirtle.

O animal não poderia ser transferido de volta para água até que a maré voltasse, o que demoraria mais de 10 horas. De acordo os voluntários, ele se encontrava muito fraco, e a pele apresentava sinais dos efeitos do Sol. Então, junto com Lorraine e Mike, as equipes de resgate ficaram durante toda a noite com ele até que fosse seguro enviá-lo de volta ao oceano. No entanto, nesse período, Spirtle foi coberto com toalhas e cobertores úmidos para garantir o seu conforto e sobrevivência.

Uma vez que a maré voltou, nas primeiras horas da manhã, o golfinho foi lançado de volta para água, perto de Nigg, na costa de Cromarty Firth. “À primeira vista ele parecia estar desorientado, mas, felizmente, foi capaz de nadar para longe sozinho”, disse o oficial de resgate, Simon Wharton.

[ Metro ] [ Foto: Reprodução / Metro ]

Jornal Ciência