Filhote de golfinho teria morrido ao ser retirado da água por turistas que queriam fazer selfie? História permanece um mistério!

de Bruno Rizzato 0

Um filhote de uma espécie de golfinho em risco de extinção pode ter morrido, na Argentina, após turistas, supostamente, resolverem retirá-lo da água para tirar fotos com o mamífero. O golfinho morreu na estância balneária de Santa Teresita, em Buenos Aires, na semana passada.

A denúncia foi feita pela ONG argentina Vida Silvestre, relatando que parecem existir dois registros de golfinhos da espécie – franciscana ou golfinho-do-rio-da-prata, que tem entre 1,30 e 1,70 metro – que passaram pela mesma situação. O do caso citado morreu após ter sido deixado na areia da praia. Porém, como a ONG não estava no local durante o acontecimento, não se sabe se o golfinho já estava morto quando foi manipulado pelos banhistas.

As imagens divulgadas foram capturadas pela testemunha Hernan Coria, e algumas fotos mostram pessoas segurando o corpo do mamífero, já sem vida. “Eles queriam tocar e agarrar o golfinho. Tudo durou cinco minutos, e ele chegou morto na costa. Levaram o animal para o mar, mas ele não voltou”, disse Hernan.

A Fundação Vida Silvestre Argentina acredita que o animal não tenha sobrevivido pelo excesso de manipulação das pessoas, além de ter ficado muito tempo longe da água. “O franciscana, assim como outros golfinhos, não pode ficar muito tempo fora da água. Ele tem a pele muito grossa e gordurosa, o que provoca uma rápida desidratação sem a presença de água, e a morte”, relatou a fundação através de um comunicado.

A espécie do golfinho está em extinção e só é encontrado na Argentina, Uruguai e Brasil. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, cerca de 30 mil golfinhos da espécie devem existir na costa argentina. “Essa ocasião serve para informar a população sobre a necessidade urgente de devolver esses golfinhos ao mar quando encontrarem um na praia. É fundamental que as pessoas ajudem no resgate desses animais”, relatou a fundação.

Depois da morte do animal, uma ONG lançou este cartaz para conscientizar as pessoas.
Depois da morte do animal, uma ONG lançou este cartaz para conscientizar as pessoas. Foto: Divulgação

A Fundação Mundo Marinho chegou a enviar uma equipe ao local, mas já era muito tarde e o golfinho não estava mais lá. Ao investigar o que poderia ter acontecido, banhistas informaram que um grupo de pessoas acabou levando o corpo do mamífero mar adentro.

Um vídeo publicado no YouTube mostra o momento em que o animal é retirado da água, por pessoas, inclusive, portando seus celulares para registrar o fato. Os relatos que afirmam que os banhistas tiraram selfies com o animal, e que eles teriam encontrado ele com vida, estrando em conflito com outros banhistas. Em entrevista à “Telefe”, o Hernán relatou que, no dia do acontecimento, a temperatura do mar estava muito alta, com águas-vivas e diversos outros corpos de animais encalhados.  “Naquele dia, se você fosse para o lado de Las Toninas, você encontraria vários golfinhos mortos”, explicou ele, reforçando que a história ainda é duvidosa e sem confirmação.

Através de um comunicado oficial, a organização explica que quando ocorrem fatos como este, é necessário ligar para entidades especializadas, que são aptas a prestar socorro ao animal e evitar que outras pessoas entrem em contato com ele.

Fonte: Metro / Extra Foto: Reprodução / Divulgação / Facebook

Jornal Ciência