Vídeo desesperador mostra bebê golfinho preso em uma rede enquanto sua mãe tenta libertá-lo

de Redação Jornal Ciência 0

Um vídeo surpreendente mostra um golfinho tentando desesperadamente libertar seu bebê de três meses de idade, após ele ficar preso em redes de tubarão.

 

A filmagem mostra o bebê golfinho emitindo chamados agudos de angústia e sua mãe aparece para empurrá-lo para a superfície para respirar. O filhote teve seu estômago perfurado por um gancho, na costa de Surfers Paradise, em Queensland, Austrália, enquanto estava sendo ensinado pela mãe a roubar peixes.

bebe-golfinho_2

O bebê golfinho foi salvo por trabalhadores do Seaworld e levado para o parque temático, onde foi nomeado Cara. “O animal realmente apegou-se com um de nossos golfinhos, Hally, e há um vínculo de mãe e filha entre elas”, disse Trevor Long, do Seaworld.

bebe-golfinho_3

A Sea Shepherd lançou o vídeo para expor que o equipamento de controle de tubarões tem causado danos à vida marinha, pedindo que Queensland tire todos esses aparelhos da água. “Já é hora de acabar com essa política de redes de tubarão e de tambores do governo de Queensland”, disse a senadora ambientalista Larissa Waters.

 

Ela disse que essas políticas estão em vigor há mais de 50 anos sem uma “avaliação adequada de especialistas” e são ultrapassadas. Em 2014, o programa de controle capturou 667 tubarões com danos colaterais. Outros 131 animais marinhos morreram nas redes.

 

Bill Byrnes, ministro da Pesca da Austrália, disse que não há intenção de alterar a política de redes de tubarão atuais, já que ela salva vidas humanas. Apenas uma pessoa foi atacada por um tubarão em uma praia de Queensland nos útlimos 50 anos. “Há diferentes métodos não letais para manter seguros os nadadores que não matam a nossa bela vida selvagem”, refuta Waters.

 

Com anos de migração de baleias jubarte, o Seaworld sugeriu tirar duas redes da água na extremidade sul da costa.

[ Daily Mail / 7News ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência